O campeão olímpico nos Jogos de Tóquio, no ano passado, Isaquias Queiroz garante sua vaga nas finais do Mundial de canoagem Velocidade com facilidade, nesta quarta-feira, sediado em Halifax, Canadá. O atleta cruzou a linha de chagada na primeira colocação, pela categoria C1 500m, anotando o tempo de 1 minuto 52 segundos e 70 milésimos, definindo de vez a vaga do baiano na final da competição, prevista para o fim de semana.
O atleta tinha como principal concorrente o italiano Calo Tacchin, que ficou 2s81 atras do brasileiro, ficando em segundo colocado. Completando o pódio, ficou o polonês Aleksander Kitewski.
Uma das maiores estrelas do Brasil em Jogos Olímpicos, Isaquias possui um ouro, duas pratas e um bronze juntando as duas edições que participou, Rio 2016 e Tóquio 2020. Em relação aos Mundiais, o atleta possui seis outros e seis bronzes nas seis edições que disputou.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>É FINAAAAAAAAAAAL! <br><br>Isaquias Queiroz está na final do C1 500m no Mundial de Canoagem Velocidade, em Halifax <br><br>Ele venceu as eliminatórias com sobras e já avançou direto pra decisão.<br><br>Fábio Canhete/CBCa <a href=”https://t.co/sEBc0YO3uU”>pic.twitter.com/sEBc0YO3uU</a></p>— Time Brasil (@timebrasil) <a href=”https://twitter.com/timebrasil/status/1554912642992672768?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 3, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Isaquias comemorando vaga na final do mundial de canoagem velocidade (Reprodução/ twitter).
O Campeão olímpico nos jogos de Tóquio, ainda disputa sua principal prova no Mundial de Canoagem Velocidade, a C1 1000m. Ele inclusive, carrega o título mundial dos 1000m, conquistado na edição de 2049, na Hungria. Desta vez, Isaquias não disputara provas da canoa em dupla por uma estratégia da Confederação Brasileira de Canoagem.
Seria o Inicio do ciclo que em Paris 2024 pode consagra-lo como maior atleta do país em jogos olímpicos. Dono de quatro medalhas, o atleta quer na França conquistar mais duas e superar as cinco dos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael.
O Brasil ainda busca uma medalha na categoria C2 500m. Erlon Silva Filipe Viera ficaram na segunda colocação e disputarão a semi, pois apenas o primeiro lugar avança diretamente para a final da competição.
Na canoagem paralímpica, categoria VL3 200, a atleta Mari Santilli se classificou em segundo lugar. Ela avança direto para a final, como a britânica Charlotte Henshawm e a canadense Erica Scarff, que ficaram na primeira e terceira posição, respectivamente.
Foto Destaque: Isaquias Queiroz medalista de ouro no ultimo mundial de canoagem velocidade. Reprodução/ Miriam Jeske/COB