Japão não sofre contra Zâmbia e aplica a maior goleada na Copa do Mundo

Jorge Baldon Por Jorge Baldon
5 min de leitura

A nova geração da Seleção Japonesa mostrou muita competência em sua estreia pela Copa do Mundo feminina realizada na madrugada deste sábado (22), no Estádio Waikato, em Wellington. As comandadas do técnico Futoshi Ikeda não tiveram dificuldades em conquistar um resultado elástico contra a Zâmbia, vecendo as adversárias por 5×0. A partida também surpreendeu pela discrepância no número de finalizações, em que a equipe asiática concluiu 25 vezes durante o jogo, enquanto as africanas não chutaram nenhuma vez. 



Jogadoras do Japão comemorando durante a partida (Foto: Reprodução/gettyimages)


Pressão desde o início

Com um elenco composto por jogadoras jovens e dispostas a demonstar um volume de jogo superior na estreia, as japonesas conseguiram empurrar a Zâmbia para o campo de defesa desde os primeiros minutos, deixando as adversárias sem nenhuma reação. Apesar de pressionar constantemente e controlar a posse da bola, as finalizações do Japão demoraram para tirar o zero do placar, principalmente pelas grandes intervenções da goleira Catherine Musonda, que evitou uma goleada construída ainda na etapa incial. 

Depois de ameaçarem a meta durante grande parte do jogo, Tanaka conseguiu colocar a bola nas redes aos 23 minutos, mas após revisão do VAR, o impedimento acabou sendo marcado. Vendo a fragilidade no sistema defensivo da Zâmbia, o placar foi oficialmente aberto antes do intervalo, depois de muita insistência. O cruzamento vindo de Fukino na lateral direita encontrou Miyazawa desmarcada, que concluiu no canto oposto da goleira.



Endo marcou o quarto gol do Japão no jogo (Foto: Reprodução/gettyimages)


VAR mais uma vez e goleada 

As campeãs mundiais em 2011 continuaram massacrando desde o retorno do intervalo, mas também sofreram com as intervenções corretas do VAR, assim como visto no primeiro tempo. As orientais voltaram a marcar aos 3 minutos da etapa final, Tanaka recebeu na frente da grande área e depois de vencer no pé de ferro, finalizou no cantinho, porém o impedimento foi marcado novamente. Na sequência, a arbitragem de vídeo também anulou uma penalidade na dividida firme entre Musonda e Fujino, mais uma vez pela posição irregular da jogadora japonesa no início da jogada.

Depois de ter dois gols anulados na partida, Tanaka conseguiu marcar sem nenhuma irregularidade. A meia japonesa aproveitou o cruzamente rasteiro de Endo na ponta esquerda e chutou de carrinho dentro da grande área adversária, aumentando o placar. Além dos impedimentos, Fujino também desperdiçou uma chance clara pouco tempo depois, mas foi novamente nos pés de Tanaka que saiu outro tento japonês. A camisa 11 correu até a linha de fundo e conseguiu evitar a saída da bola, Miyazawa apareceu livre para finalizar. Com o resultado na mão, os passes entre Ueki e Hasegawa foram envolventes e deixaram Endo na cara do gol, que chutou no canto esquerdo, sem chances para Musonda.

No último lance do jogo, Ueki recebeu um passe em profundidade dentro da defesa, o drible da japonesa terminou em penalidade feita pela goleira Musonda, que recebeu seu segundo amarelo e foi expulsa. A primeira cobrança da camisa 9 foi defendida por Sakala e ainda acertou o travessão, porém a árbitra mandou voltar. Dessa vez, Ueki converteu e encerrou a goleada no Estádio Waikato.



Os melhores momentos da partida. (Vídeo: Reprodução/Youtube)


O resultado expressivo no primeiro jogo dentro da Copa do Mundo, provou o favoritismo do Japão no Grupo C, que corre em busca do seu bicampeonato. A goleada elástica contra a Zâmbia deixa as campeãs mundiais na liderança, ficando na frenta da Espanha, que soma a mesma pontuação, mas marcou dois gols a menos no seu jogo. As quatro seleções voltam aos gramados na quarta-feira seguinte (26), onde as asiáticas encaram a Costa Rica, enquanto as espanholas duelam contra a Zâmbia.

Foto Destaque: Jogadoras da Seleção Japonesa comemoram durante a partida. Reprodução/Gettyimages

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile