INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Esportes

Jean Todt diz que ocorreu fraude no GP de Singapura de 2008

Jean Todt diz que ocorreu fraude no GP de Singapura de 2008

O antigo líder da Ferrari afirma que o GP de Singapura de 2008 foi manipulado. A corrida está no centro de uma disputa legal sobre o título mundial de 2008, movida por Felipe Massa, Jean Todt dirigiu a Ferrari até 2007 e atuou como consultor da equipe durante o escândalo.

Nas pistas, Felipe Massa conquistou uma vitória inédita na Stock Car, na etapa de Cascavel. Fora delas, ele está envolvido em uma disputa pelo título de 2008 da F1, aguardando resposta da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e da Formula One Management (FOM) à carta que formaliza o processo.

O piloto brasileiro recebeu apoio do seu amigo e ex-chefe da Ferrari, Jean Todt, que advoga pelo cancelamento do GP de Singapura de 2008 e reconheceu que a escuderia poderia ter adotado outra postura na época. Todt afirmou ao periódico italiano “La Stampa”, que não entra em polêmica, mas para Massa foi difícil psicologicamente.

Veja o que aconteceu

O termo “Singapuragate” refere-se à colisão proposital de Nelson Piquet Jr para favorecer a vitória de seu colega da Renault, Fernando Alonso. O incidente fez com que Massa, que estava na pole position e liderando a corrida, visitasse os boxes, onde a mangueira de reabastecimento ficou presa em seu carro, e ele quase colidiu com Adrian Sutil, que foi punido pelo incidente.


Jean Todt diz que ocorreu fraude no GP de Singapura de 2008

Felipe Massa no podium da Stock Car. (Foto: reprodução/Instagram/@massafelipe)


O escândalo veio à tona apenas em 2009, no GP da Hungria. O regulamento esportivo da época estabelecia que o resultado de um campeonato só pudesse ser contestado antes da cerimônia de premiação da FIA, realizada em dezembro de cada ano para homenagear o campeão da F1. Todt foi chefe da equipe entre 1994 e 2007, liderando-a nos seis títulos de construtores conquistados por Michael Schumacher.

O francês assumiu o papel de consultor especial até 2009, desempenhando essa função na época do “Singapuragate”, e foi substituído como chefe por Stefano Domenicali, atual presidente da F1. A amizade com Massa desenvolveu-se durante esse convívio, período em que o piloto brasileiro representou a Ferrari de 2006 a 2013.

Resultado de Massa na temporada

Massa caiu para a 13ª posição na corrida e, no final da temporada, perdeu o título para Lewis Hamilton por apenas um ponto. O resultado do campeonato, no entanto, passou a ser questionado após Bernie Ecclestone, ex-chefe da F1, sugerir que a categoria já sabia da intencionalidade da colisão de Piquet Jr, mas manteve silêncio para preservar a integridade do esporte.

O brasileiro iniciou seu processo judicial ao enviar uma carta, conforme as regras da Justiça do Reino Unido, que deve preceder qualquer ação legal. Nela, FIA e FOM são consideradas conspiradoras, prejudicando Massa nos âmbitos esportivo, moral e financeiro, com estimativa de perda de dezenas de milhões de euros.

O último prazo para a resposta à carta era 15 de dezembro, mas não há uma data ou previsão de quanto tempo a ação deve demandar ao longo do processo. Esta foi a primeira vez que Todt foi questionado sobre a reivindicação de Massa pelo título de 2008. Durante a visita à etapa do Oval de Goiânia da Stock Car em agosto deste ano, o francês, que também presidiu a FIA de 2009 a 2021, evitou comentar sobre o processo.

Foto destaque: Felipe Massa e Jean Todt. (Reprodução/Estadão)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...