Na próxima quinta-feira (29), um dos grandes ídolos da história recente do Glorioso, Joel Carli, fará sua despedida dos gramados. A partida será contra o Magallanes-CHI, às 21h, pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana e será o último jogo do zagueiro com a camisa alvinegra.
O contrato do argentino se encerra no próximo sábado, dia 01 de julho, sendo o jogo contra a equipe chilena o último compromisso do camisa 3 alvinegro. O jogador chegou ao clube em 2016, após o alvinegro conseguir o acesso a elite do brasileirão no ano anterior. Devido a crise financeira que assolava o clube na época, a opção era por apostar em jogadores que estavam em clubes de segundo escalão na América do Sul, e entre essas opções, estava o então zagueiro do Quilmes-ARG, Joel Carli.
Joel Carli chegou ao Botafogo em 2016. (Reprodução/Gabriel Baron/BFR)
Desde a sua chegada ao clube carioca, Carli assumiu o papel de líder, junto com Jefferson, então capitão e um dos maiores ídolos da história do clube. Com as consecutivas lesões que assolaram o arqueiro alvinegro ao fim de sua carreira, o argentino assumiu de vez a posição de capitão da equipe, ganhando destaque entre os alvinegros como o ¨El Capitán¨.
O momento mais icônico do camisa 3 com a camisa alvinegra foi em 2018, na final do Campeonato Carioca, onde o argentino marcou o gol de empate na final contra o Vasco, aos 50 minutos do segundo tempo, levando a decisão do título carioca para as penalidades. Nos pênaltis, foi a vez da estrela de um outro ídolo recente da equipe brilhar, o goleiro Gatito Fernandez, garantindo o título estadual daquele ano, e sendo o último título conquistado pela equipe de General Severiano.
Joel Carli no título carioca de 2018 (Reprodução/Wagner Assis/Eleven)
Ao longo de toda a sua história no clube, onde saiu em 2020 devido a problemas com a diretoria da época, e retornando em 2021 para ajudar a equipe na disputa da Série B e na restruturação do time, o argentino jogou o toal de 189 jogos, com 10 gols marcados, se tornando assim segundo jogador estrangeiro com mais jogos vestindo a tradicional camisa alvinegra.
Foto destaque: Joel Carli com o taça de campeão carioca de 2018. Reprodução/GE