Jogador inglês assume homossexualidade

Naluh Braga Por Naluh Braga
6 min de leitura

Nesta segunda, 16, Jake Daniels marca a história do futebol inglês ao ser o primeiro jogador do país a assumir sua homossexualidade desde Justin Fashanu, em 1990. Jake tem 17 anos e é atacante do time da Segunda Divisão Inglesa Blackpool. 

O jovem publicou um texto no portal oficial do clube e participou de uma entrevista com a emissora Sky Sports, onde confessou estar aliviado e disse que quer ser um modelo para os atletas gays que não se sentem confortáveis em se assumir.

“Eu odiei mentir toda a minha vida e sentir a necessidade de mudar para me encaixar. Eu quero ser um modelo ao fazer isso”, conta Jake.

“Existem pessoas por aí no mesmo espaço que eu que podem não se sentir à vontade para revelar sua sexualidade. Eu só quero dizer a elas que você não precisa mudar quem você é, ou como você deveria ser, apenas para se encaixar” escreveu o jogador.

Daniels faz parte dos destaques da equipe juvenil do Blackpool e fez mais de 30 gols na temporada. Em 2021/2022, ele estreou profissionalmente em um jogo na Championship, a Segunda Divisão da Inglaterra.

Ele revelou à Sky Sports que se assumiu para a mãe e a irmã logo depois de marcar quatro gols em um jogo. O atacante, também, agradeceu todo o apoio que recebeu do clube e dos companheiros. Segundo Jake, as palavras de apoio do capitão, Chris Maxwell, foram muito importante para ele.

“O capitão foi uma das principais pessoas para quem contei e também me fez muitas perguntas. No final, ele apenas disse: ‘Estou tão orgulhoso de você’. Significou muito. Eu gosto quando as pessoas fazem perguntas. Eu só quero colocar tudo para fora e que as pessoas ouçam a minha história” disse Jake na entrevista. 


“Esta temporada foi fantástica para mim em campo. Fiz minha estreia no time principal, marquei 30 gols pela equipe juvenil, assinei meu primeiro contrato profissional e compartilhei o sucesso com meus companheiros de equipe, fazendo uma ótima campanha na FA Youth Cup e levantando o Lancashire FA Pro-Youth Cup.

Mas fora do campo eu tenho escondido meu verdadeiro eu e quem eu realmente sou. Toda a minha vida eu soube que sou gay e agora sinto que estou pronto para me assumir e ser eu mesmo.

É um passo para o desconhecido ser um dos primeiros jogadores de futebol deste país a revelar minha sexualidade, mas fui inspirado por Josh Cavallo, Matt Morton e atletas de outros esportes, como Tom Daley, para ter coragem e determinação para promover mudança.

Para chegar a este ponto, tive o melhor apoio e conselhos da minha família, meu clube, meu agente e Stonewall (ONG de direitos LGBTQIA+), que foram incrivelmente proativos em colocar meus interesses e bem-estar em primeiro lugar. Também confiei em meus companheiros de equipe da equipe juvenil aqui em Blackpool, e eles também abraçaram a notícia e apoiaram minha decisão de me abrir e contar às pessoas.

Eu odiei mentir toda a minha vida e sentir a necessidade de mudar para me encaixar. Eu quero ser um modelo ao fazer isso.

Existem pessoas por aí no mesmo espaço que eu que podem não se sentir à vontade para revelar sua sexualidade. Eu só quero dizer a elas que você não precisa mudar quem você é, ou como você deveria ser, apenas para se encaixar.

Você sendo você, e sendo feliz, é o que mais importa.

Jake”

 

O clube Blackpool também se pronunciou em apoio ao jogador.

“O Blackpool Football Club trabalhou em estreita colaboração com a Stonewall (ONG de direitos LGBTQIA+) e as organizações futebolísticas relevantes para apoiar Jake e está incrivelmente orgulhoso por ele ter chegado a um estágio em que tem o poder de se expressar dentro e fora do campo.

É vital que todos promovam um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade para serem elas mesmas, e que o futebol lidere a eliminação de qualquer forma de discriminação e preconceito.”

Jake se assume no mesmo dia em que a imprensa francesa divulgou que o volante Gana Gueye se recusou a jogar a partida do Paris San German com o Montpellier com um uniforme que fazia campanha contra homofobia. A atitude de Gueye incomodou entidades e ativistas, mas o clube parisiense não se manifestou até o momento.

Foto Destaque; Divulgação Blackpool

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile