Jogadora americana, Brittney Griner, é presa na Rússia e caso vira disputa diplomática entre países

Thaís de Mello Por Thaís de Mello
3 min de leitura

Estrela do basquete americano, Brittney Griner, de 31 anos, está presa na Rússia desde o dia 17 de fevereiro, e vem gerando tensão diplomática entre Rússia e Estados Unidos. A estrela da WNBA e campeã olímpica foi flagrada com óleo de haxixe em um aeroporto próximo a Moscou.

De acordo com os jornais americanos, o silêncio do governo dos Estados Unidos se deve à crise entre o país americano e a Rússia. Existe uma preocupação por parte do governo americano, que a atleta se torne um trunfo para que o governo russo obtenha vantagens geopolíticas e por essa razão não existe, até o momento, uma campanha pela soltura da jogadora.

A atleta do Phoenix Mercury, que há seis anos também joga pelo time russo UMMC Ekaterinburg durante a offseason da liga dos EUA, foi detida por guardas da alfândega com recipientes contendo óleo de haxixe, um derivado da maconha.


Brittney Griner em partida pela seleção dos Estados Unidos (Reprodução: REUTER)


Segundo o Serviço Federal de Alfândega da Rússia, um processo criminal foi aberto sobre o transporte em larga escala de drogas. A acusação por contrabando pode levar a uma pena de até 10 anos de prisão.

As notícias da prisão de Brittney foram divulgadas apenas no último final de semana. Devido a complicada situação entre EUA e Rússia após invasão da Ucrânia, que gerou amplas sanções por parte do governo americano, a retirada da jogadora do país europeu é bastante complicada, afirma Colin Allred, legislador e deputado americano.

O sistema de justiça criminal russo é muito diferente do nosso, muito opaco. Não temos muita ideia de onde ela está nesse processo agora, mas ela está detida há três semanas, e isso é extremamente preocupante”, disse Allred à ESPN americana.

O presidente Joe Biden evita se pronunciar publicamente sobre o caso. O secretário de Estado, Antony Blinken, disse que governo americano está fazendo o que pode para ajudar a atleta a deixar o país europeu.

Foto destque: Brittney Griner (Reprodução: Kevin C. Cox/Getty Images)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile