Nesta segunda-feira (18/09), parte das jogadoras da seleção brasileira feminina de futebol chegaram à Granja Comary, localizada em Teresópolis, no Rio de Janeiro para iniciar os primeiros treinamentos sob o comando do novo técnico, Arthur Elias, também treinador do Corinthias Feminino.
Lista de convocadas pelo novo técnico, Arthur Elias (Foto: Reprodução/Instagram/@selecaofemininadefutebol)
Novo técnico, novas mudanças
Ao todo, foram convocadas 30 jogadoras. Dentre elas, algumas já chegaram ao centro de treinamento, Granja Comary. No entanto, grande parte só deve se apresentar na terça-feira (19/09), quando acontece efetivamente o primeiro treino. Substituto da sueca Pia Sundhage, demitida após a rápida eliminação do Brasil no Mundial da Austrália e da Nova Zelândia, Arthur Elias aproveitará para apresentar e introduzir seu sistema de jogo às atletas convocadas. Lembrando que a seleção brasileira não possui amistosos marcados nesta primeira Data Fifa após a Copa do Mundo Feminina.
Em entrevista, Arthur Elias, que deixará o cargo de técnico do Timão feminino após disputa da Libertadores, afirma que ele e Pia, ex-técnica da seleção, pensam o futebol de maneiras diferentes.
Quanto à lista de convocação, a novidade foi o retorno da veterana Cristiane. A atacante do Santos não era chamada desde fevereiro de 2021. Ademais, o novo comandante teve de mudar a listagem original, uma vez que, a volante Luana, jogadora do Corinthias, foi cortada após lesão no ombro. A escolhida para a posição foi Ivana Fuso, recém contratada pelo Birmingham City, da Inglaterra.
Brasil representando na rodada da NWSL
No fim de semana antes da Data Fifa, denominada o período em que clubes de futebol são obrigados a ceder seus atletas às seleções de seus respectivos países, a estrela de duas brasileiras brilhou na rodada da National Women’s Soccer League (NWSL), campeonato feminino dos Estados Unidos.
No domingo (17/09), a atacante Adriana fez um gol e deu uma assistência, consagrando a vitória do Orlando Pride por 2 a 1. Já no sábado (16/09), Debinha abriu o placar com chutaço de fora da área, além de, participar da jogada que originou o segundo gol do Kansas City Current na vitória também por 2 a 1.
Assim, o futuro da seleção brasileira de futebol está se redesenhando. Com um novo técnico e novos – e velhos – talentos.
Foto de Capa: Arthur Elias com a bandeira do Brasil de fundo. Reprodução/Instagram/@seleçaofemininadefutebol