Jogadoras de futebol feminino do Afeganistão são levadas para Inglaterra com ajuda de Kim Kardashian e dono do Leeds. As atletas viviam com medo no país com seus familiares depois que o grupo Talibã tomou o poder no mês de agosto.
Trinta e cinco jogadoras da seleção feminina de base do Afeganistão e suas famílias, um total de 130 pessoas que foram ameaçadas em seus próprio país pelo retorno do Talibã ao poder, chegaram ao Reino Unido na noite da última quinta-feira em um voo fretado pela estrela mundial Kim Kardashian e por Andrea Radrizzani, dono do Leeds United da Inglaterra.
Jogadoras afegãs viviam com medo em seu país após Talibã tomar o poder. (Foto:Reprodução/Twitter)
As atletas acabaram perdendo uma ponte aérea organizada na cidade de Cabul em agosto, viviam com medo no Afeganistão com seus familiares pela repressão do grupo Talibã em relação a mulheres praticarem esportes. Elas pousaram no aeroporto de Stansted, na cidade de Londres, de acordo com a Fundação ROKiT, que ajudou as meninas e suas famílias a deixarem o Afeganistão. Siu-Anne, CEO da fundação, ficou extremamente tocada com a bravura das meninas nessa situação, acrescentando que espera que o mundo do futebol as ajudes nesta segunda chance em suas vidas.
O presidente do Leeds, Andrea Radrizzani fez um comunicado e disse estar encantado com a chegada das meninas ao Reino Unido. “Isso mostra o poder do futebol e do esporte em geral, como uma força para o bem e como a comunidade do futebol é capaz de colaborar e se mobilizar para salvar vidas” – acrescentou.
O Leeds United propôs receber as jogadoras em suas categorias de base para lhes dar um bom futuro.
first chapter written today! When I received a call asking help to rescue the youth w team from Afghanistan,I didn’t know even from where to start. Today they flew to UK. Proud to be part of the team to make this real. Let’s dream one day they will play in @LUFC???????? pic.twitter.com/XLPv6IXByi
— Andrea Radrizzani (@andrearadri) November 18, 2021
“Como as outras pessoas que trouxemos do Afeganistão para o Reino Unido, as meninas da equipe feminina afegã serão calorosamente recebidas, apoiadas e acomodadas” – disse um porta-voz do governo britânico.
Foto destaque: Jogadoras da base do futebol feminino do Afeganistão acolhidas no Reino Unido. Reprodução/Twitter.