Jogadores do Real Madrid e brasileiros se destacam em prêmios do Mundial de Clubes

Tiago Silva Por Tiago Silva
3 min de leitura

Os jogadores do Real Madrid conquistaram as principais premiações do Mundial de Clubes da FIFA após a vitória por 5 a 3 para o Al Hilal, da Arábia Saudita, no último sábado (11). Esta foi a quinta conquista do clube desde que a entidade futebolística internacional passou a gerir a competição, e a oitava ao contar os intercontinentais contra campeões sul-americanos.

O atacante brasileiro Vinícius Júnior conquistou a Bola de Ouro, prêmio dado ao melhor jogador da competição. Ao todo, foram três gol e uma assistência do camisa 20, além de dois prêmios de melhor jogador nas partidas da semifinal e final.

O meio-campista uruguaio Ernesto Valverde conquistou a Bola de Prata e ficou na segunda colocação. Durante o torneio, ele marcou três gols, sendo dois na final. A Bola de Bronze ficou com Vietto, do clube saudita, que também marcou três vezes em três partidas.


Os melhores jogadores do Mundial de Clubes de 2022: Vinicius Júnior (centro), Ernesto Valverde (à esquerda) e Luciano Vietto (à direita). Reprodução: FIFA


Pedro, do Flamengo, que foi o artilheiro da competição, com (4) gols, conquistou a chuteira de ouro do Mundial. Ele foi o segundo jogador a atingir a marcar mais gols em uma única edição, atrás apenas de Luis Suárez, que marcou cinco vezes em 2015, quando estava no Barcelona.

Ainda em relação a Bola de Ouro do Mundial, Vinícius Júnior é o sexto brasileiro a conquistar o prêmio desde 2000. Em ordem inversamente cronológica, o zagueiro Thiago Silva, do Chelsea, conquistou o troféu na edição anterior. Cássio, do Corinthians, foi o premiado em 2012, além de Kaká (na época, no Milan), em 2007, Rogério Ceni (São Paulo), em 2005 e Edilson, na época no Corinthians, em 2000.

Jogadores não brasileiros conquistaram o prêmio de melhor jogador do Mundial em 12 das 18 edições. São eles: Deco (2006, Barcelona), Wayne Rooney (2008, Manchester United), Lionel Messi (2009 e 2011, ambos pelo Barcelona), Samuel Eto’o (2010, Internazionale), Frank Ribéry (2013, Bayern de Munique), Sergio Ramos (2014, Real Madrid), Luis Suárez (2015, Barcelona), Cristiano Ronaldo (2016, Real Madrid), Luka Modric (2017, Real Madrid), Gareth Bale (2018, Real Madrid) e Robert Lewandowski (2020, Bayern de Munique).

Foto Destaque: Vinicius Júnior posa com o troféu de melhor jogador do Mundial de Clubes de 2022. Reprodução: Coluna do Fla

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile