Just Fontaine, maior artilheiro de uma única edição de Copa do Mundo, morre aos 89 anos

Felipe Ribeiro Por Felipe Ribeiro
5 min de leitura

Detentor do recorde de mais gols em apenas uma edição de Copa do Mundo, com 13 em seis partidas no Mundial de 1958, o francês Just Fontaine morreu nesta quarta-feira, aos 89 anos. A informação foi dada pela família do próprio ex-jogador à imprensa francesa na manhã de hoje. A causa da morte não foi divulgada.

Além do recorde que perdura há 65 anos, Fontaine também era considerado um dos maiores jogadores da história do futebol francês e o quarto maior artilheiro da história das Copas do Mundo, atrás apenas de Miroslav Klose, Ronaldo e Gerd Müller.


Just Fontaine, com a camisa da seleção francesa em 1958 (Foto: Divulgação/Fifa)


Fontaine nasceu em 1933 na cidade de Marrakech, no Marrocos. Filho de mãe espanhola e de pai francês, iniciou a carreira no USM Casablanca (que se uniu anos mais tarde com o Wydad) e mudou-se para a França aos 20 anos de idade, onde defendeu as camisas do Nice e do Reims. As grandes atuações no futebol francês, despertaram as atenções no país e Fontaine acabou se naturalizando para defender as cores azuis da seleção.

Em 1962, mesmo com uma carreira sólida precisou pendurar as chuteiras e largou os gramados com apenas 28 anos, devido a dificuldades que o afetavam após uma lesão na perna em anos anteriores. Fora das quatro linhas, iniciou na carreira como treinador. Comandou a seleção marroquina e o Paris Saint-Germain, onde conseguiu o acesso para a primeira divisão.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”fr” dir=”ltr”> <br><br>À sa famille, à ses proches, le SDR adresse ses plus sincères condoléances <a href=”https://twitter.com/hashtag/JustFontaine?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#JustFontaine</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/L%C3%A9gendeSDR?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#LégendeSDR</a> <a href=”https://t.co/0oFAIKJ9AB”>pic.twitter.com/0oFAIKJ9AB</a></p>&mdash; Stade de Reims (@StadeDeReims) <a href=”https://twitter.com/StadeDeReims/status/1630873812622356481?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 1, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Reims presta homenagem a Just Fontaine (Reprodução/Twitter)


Os ex-clubes onde Fontaine jogou e dirigiu, lamentaram a morte do ex-jogador nas redes sociais. O Reims, onde Fontaine encerrou a carreira como jogador, lembrou importância dele no futebol do país e mandou uma mensagem de conforto para a família: “Uma estrela do futebol francês, um artilheiro excepcional, uma lenda do Reims. À sua família, aos seus entes queridos, o Reims envia as mais sinceras condolências“, disse o time francês.

Já o PSG, relembrou a conquista do acesso de 50 anos atrás: “É um monumento do futebol francês que nos deixou e um dia triste para os amantes do Paris Saint-Germain, clube que levou à primeira divisão há 50 anos”, publicou o clube.


Just Fontaine, em França x Alemanha, pelo terceiro lugar em 1958 (Foto: Divulgação/Federação Francesa de Futebol)


O presidente da FIFA, Gianni Infantino, também emitiu uma nota oficial, lastimando a morte daquele que considerou um dos maiores jogadores da história das Copas do Mundo.

É com grande tristeza que soubemos da morte de Just Fontaine. Just era um ícone do futebol, e seu notável desempenho em 1958 consolidou seu legado como um dos maiores jogadores da Copa do Mundo da FIFA de todos os tempos. Marcar um recorde de 13 gols em uma única Copa do Mundo da FIFA – até hoje – é algo que nunca foi igualado. A marca que ele deixou no futebol mundial será lembrada para sempre e o recorde, muito possivelmente, nunca foi superado. Minhas mais profundas condolências estão com os entes queridos de Just neste momento difícil. Descanse em paz“, afirmou Infantino.


Ronaldo e Just Fontaine, em 2014, no Brasil (Foto: Divulgação/Fifa)


Em 2014, durante a realização da Copa do Mundo no Brasil, Just Fontaine foi homenageado pela Fifa com a Chuteira de Ouro pelos 13 gols marcados em 1958. Na época, aos 80 anos de idade, o ex-jogador participou de um evento em São Paulo, onde recebeu o troféu das mãos de Ronaldo Fenômeno.

 

Foto destaque: Just Fontaine é erguido por companheiros durante a Copa do Mundo de 1958. Divulgação/Federação Francesa de Futebol.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile