Como já era previsto, o Juventude oficializou a contratação do técnico Celso Roth para a temporada de 2023, um dia após a confirmação matemática do rebaixamento para a Série B. O treinador comandará o primeiro treino neste sábado, após a apresentação no Estádio Alfredo Jaconi.
“Esse clube faz parte da minha história, pessoal e profissional. Então eu devo muito ao Juventude. Passei aqui praticamente 10 anos da minha vida. Essa cidade e esse clube são marcos na minha história. Então estou aqui, emocionado. Quantas coisas o Juventude me oportunizou, realmente é uma satisfação, uma emoção estar aqui, rever este estádio”, disse o técnico para a TV do Juventude.
Depois de mais de seis anos, Celso Roth volta a comandar um clube. O seu último trabalho foi em 2016, quando dirigiu o Inter por 22 jogos na campanha que rebaixou o clube para a Série B pela primeira vez. Na ocasião, foi demitido após o empate em 1 a 1 com a Ponte Preta, no Beira-Rio.
Antes de iniciar a sua carreira como treinador, Celso Roth já pertenceu ao Juventude por três temporadas nas categorias de base alviverde como zagueiro entre 1975 e 1978. Na década seguinte, voltou ao Alfredo Jaconi para ser o preparador físico na comisão técnica do Felipão.
Celso Roth foi preparador físico do Felipão no Grêmio (Foto: Reprodução/GZH)
Como treinador profissional, o seu primeiro título foi no maior rival do Juventude, o Caxias, com a Copa Daltro Menezes de 1996. Com esse trabalho, o técnico teve a sua primeira passagem pelo Internacional, no qual ganhou o primeiro título gaúcho.
Logo após, passou por clubes de relevância no cenário nacional como Grêmio, Vitória, Palmeiras, Santos, Atlético-MG, Goiás, Flamengo, Botafogo e Vasco.
Para a comissão técnica, Celso Roth chega ao Alfredo Jaconi só com o seu auxiliar técnico Beto Ferreira. O escolhido para a preparação física deverá ser anunciado nos próximos dias.
Foto destaque: Celso Roth apresentado pelo Juventude. Reprodução/Juventude