INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Esportes

Juventus é punida e perde dez pontos no Italiano por escândalo de fraudes fiscais

A Juventus sofreu nesta segunda-feira, 22, uma dedução de dez pontos no Campeonato Italiano após o veredito definitivo do Tribunal Federal de Apelação no caso do escândalo envolvendo ganhos de capital com fraudes fiscais, causando sérios prejuízos ao desempenho da equipe na classificação da competição.

Inicialmente, o clube de Turim havia sido penalizado com a perda de 15 pontos, porém, conseguiu recuperar parte deles após uma apelação. Agora, com a punição definitiva, a Velha Senhora sai de 70 pontos para 60, ficando em sétimo lugar e fora da zona de classificação para a prestigiada Liga dos Campeões.

“Convocado pelo Collegio di Garanzia dello Sport para a renovar sua avaliação da sanção a ser imposta à Juventus pelo chamado ‘caso de ganho de capital’, o Tribunal Federal de Apelação sancionou o clube da Juventus com dez pontos de penalidade na classificação para ser servido na época desportiva em curso”, pode ler-se no comunicado.


Gianluca Ferrero, presidente da Juventus, na audiência na FIGC. Reprodução/Reuters


De acordo com o mesmo documento, Pavel Nedved, Paolo Garimberti, Assia Grazioli Venier, Caitlin Mary Hughes, Daniela Marilungo, Francesco Roncaglio e Enrico Vellano foram considerados inocentes em um processo relacionado a irregularidades nas transferências.

Em janeiro de 2023, Agnelli e Nedved, presidente e vice-presidente da Juventus, respectivamente, renunciaram aos seus cargos pouco antes da primeira condenação ser emitida. Ambos foram acusados de liderar um esquema de manipulação dos registros contábeis, especialmente na documentação dos lucros e prejuízos nas transferências de jogadores.

Alguns meses depois, todos os 15 pontos foram recuperados através de um recurso. A tabela do campeonato italiano foi atualizada naquele momento, com a previsão de que a decisão final seria aplicada em maio de 2023. O Ministério Público italiano chegou a solicitar uma penalidade de 11 pontos para a Juventus.

Com apenas três jogos restantes no campeonato, a Juventus enfrenta um desafio considerável para recuperar sua posição. A equipe bianconera precisará conquistar vitórias e torcer por tropeços de seus principais concorrentes. Atualmente, a Inter de Milão, que está em quarto lugar, possui 66 pontos, seis a mais que a Juventus. O clube terá uma sequência de jogos cruciais, incluindo uma partida em casa contra o Empoli, além de confrontos fora contra o Milan e a Udinese.

Na decisão do Tribunal Federal, os dirigentes da Juventus que não haviam sido punidos anteriormente no Colégio de Garantia do Coni, como o ídolo Pavel Nedved, foram considerados inocentes das acusações. A Juventus expressou profundo pesar em relação à decisão e anunciou que tomará todas as medidas necessárias para tentar reverter a situação.

“A decisão estabelecida pela quinta instância de julgamento, após mais de um ano de processo, desperta grande amargura no clube e em seus milhões de torcedores. A falta de regras claras nos faz sentir extremamente penalizados com a aplicação de sanções que parecem não levar em conta o princípio da proporcionalidade”, lamentou o clube em comunicado oficial.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”it” dir=”ltr”>Juventus Football Club prende atto di quanto deciso poco fa dalla Corte d’Appello della FIGC e si riserva di leggere le motivazioni per valutare un eventuale ricorso al Collegio di Garanzia presso il CONI. Quanto statuito dal quinto grado di giudizio in questa vicenda, iniziata…</p>&mdash; JuventusFC (@juventusfc) <a href=”https://twitter.com/juventusfc/status/1660717708797702145?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 22, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


Assim, a Juventus vê sua pontuação diminuir de 69 para 59 pontos, resultando em uma queda da segunda para a sétima posição e ficando fora da zona europeia. Essa situação aumenta a possibilidade de a AS Roma, com José Mourinho no comando, disputar posições europeias a partir do sexto lugar.

Foto Destaque: Andrea Agnelli, Maurizio Arrivabene e Pavel Nedved. Reprodução/Simone Arveda/Getty Images

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...