A LaLiga irá denunciar o cântico racista que Vinicius Jr, ponta-esquerda do Real Madrid, sofreu no último jogo contra o Atlético de Madrid, onde o time merengue venceu por 2×1. A torcida do Atlético entoou gritos de “Vinicius, você é um macaco” antes do início da partida que ocorreu no último domingo (18), nos arredores do estádio Civitas Metropolitano.
A informação é da rádio COPE, que afirmou que a liga irá mandar para a Comissão Antiviolência do Governo Espanhol uma queixa com os insultos dirigidos ao jogador brasileiro. Segundo o jornal Marca, a comissão pode punir o Atlético de Madrid com uma multa, a qual o valor ainda não foi estipulado. Punições esportivas, como fechamento de estádio, não são esperadas, já que as ofensas ocorreram do lado de fora.
A LaLiga não tem o costume de denunciar cânticos que ocorrem fora dos estádios, mas o caso ganhou grande proporção depois dos últimos acontecimentos. O ponta-esquerda foi alvo de comentários racistas do empresário espanhol, Pedro Bravo, que afirmou que Vini Jr “tem que deixar de fazer macaquices” ao falar sobre as danças do jogador, durante o programa “El Chiringuito”, na última quinta-feira (15). Horas depois, o empresário se desculpou em suas redes sociais.
“Quero esclarecer que a expressão “fazer macaquice” que utilizei mal ao qualificar a dança do Vinicius na comemoração dos gols foi de maneira metafórica (“fazer idiotices”). Como minha intenção não foi de ofender ninguém, peço sinceramente desculpas. Sinto muito!”, escreveu.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>! Obrigado pelo apoio! Eu não vou parar! <a href=”https://twitter.com/hashtag/BailaViniJr?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#BailaViniJr</a> <a href=”https://t.co/h3RsmwYAYw”>pic.twitter.com/h3RsmwYAYw</a></p>— Vini Jr. (@vinijr) <a href=”https://twitter.com/vinijr/status/1570893793028874240?ref_src=twsrc%5Etfw”>September 16, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Vini Jr se pronuncia sobre ataques racistas (Reprodução/Instagram)
Vinicius Jr se pronunciou no dia seguinte sobre a fala de Pedro Bravo. Em um vídeo postado em suas redes sociais, o ex-flamengo afirmou que não irá parar de bailar. “E o roteiro sempre termina com um pedido de desculpa. Ou um “fui mal interpretado”. Mas repito para você, racista: eu não vou parar de bailar. Seja no sambódromo, no Bernabéu ou onde eu quiser. Com carinho e sorriso de quem é muito feliz, Vini Jr.”.
O jogador da seleção brasileira recebeu apoio em suas redes sociais, de torcedores, clubes e personalidades importantes do futebol, como Pelé e Neymar.
Foto destaque: Vini Jr. Reprodução/Instagram