Neste domingo (3), aconteceu o Grande Prêmio da Itália, em Monza, e, mais uma vez, Max Verstappen venceu, se tornando o recordista de sequências vitoriosas da história da Fórmula 1. Na corrida, o sete vezes campeão, Lewis Hamilton, da Mercedes, colidiu com Oscar Piastri, da McLaren, levando uma punição de 5 segundos.
Em entrevista após a prova, o inglês, que ficou em sexto lugar, se desculpou e assumiu a culpa pela colisão, causada enquanto disputavam o oitavo lugar. Segundo Lewis, foi culpa dele e não foi intencional, mas queria que Piastri soubesse disso. Disse que julgou mal o espaço que tinha para a direita e acabou tocando em Oscar, algo que poderia acontecer a qualquer hora.
“É isso que os cavalheiros fazem, não?”, disse Hamilton, sobre o pedido de desculpas.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>The incident that landed Lewis Hamilton with a five-second penalty <br><br>Hamilton later apologised to Piastri for the clash<a href=”https://twitter.com/hashtag/ItalianGP?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#ItalianGP</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/F1?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#F1</a> <a href=”https://t.co/AGyIGnSkTQ”>pic.twitter.com/AGyIGnSkTQ</a></p>— Formula 1 (@F1) <a href=”https://twitter.com/F1/status/1698407008008069306?ref_src=twsrc%5Etfw”>September 3, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Resultados
Com o toque, Piastri teve danos na asa dianteira de sua McLaren e recorreu novamente aos boxes para trocar o bico. O australiano terminou a prova em 11° mas perdeu uma posição por ter tomado 5 segundos de penalização, por ter causado uma colisão com Liam Lawson, piloto reserva da Alpha Tauri, já que Daniel Ricciardo está com a mão machucada.
Já Lewis terminou em sexto lugar, mesmo após o tempo adicionado pela penalidade, terminando logo atrás de George Russell, seu companheiro de equipe, que também recebeu 5 segundos de penalidade, este por ganhar vantagem por fora da pista. Além dos três, Logan Sargeant, da Williams, também foi punido por causar colisão.
Depois da corrida, Oscar Piastri disse que a tarde foi bem desapontadora, e que muitas coisas não deram certo para eles (McLaren), que saíram da corrida sem nenhum ponto.
“Os comissários deram o veredito deles, Lewis já se desculpou comigo. Infelizmente não posso ganhar minha corrida de volta, mas não há nada mais que eu possa fazer ou pedir”, disse Piastri.
Críticas de Lewis à Mercedes
Lewis também criticou a estratégia usada pela Mercedes em relação a seus pneus. Hamilton largou de pneus duros e parou na volta 28, sete antes do previsto, seguindo com médios até o final da prova. Várias vezes o piloto reclamou, durante a prova, sobre a dificuldade de gerenciar os pneus, e que estava com medo de um desgaste excessivo.
Na entrevista, o inglês afirmou que a equipe havia dito que ele atacaria, mas que, de repente, foi chamado para ir aos boxes e que isso o deixou confuso e preocupado de não conseguir chegar até o fim da prova.
A Fórmula 1 estará de volta no dia 15 de setembro, com o Grande Prêmio de Singapura.
Foto destaque: Lewis Hamilton termina em sexto lugar em Monza (Reprodução/Twitter/@F1)