Lewis Hamilton será homenageado como cidadão honorário do Brasil

Felipe Ribeiro Por Felipe Ribeiro
3 min de leitura

O piloto inglês Lewis Hamilton, da Fórmula 1, será homenageado em Brasília, com o título de cidadão honorário brasileiro. A cerimônia será na próxima segunda-feira (7), às 16h00, e o astro do automobilismo já confirmou a sua presença.

A homenagem foi proposta pelo deputado federal André Figueiredo (PDT) em novembro de 2021 e validada no plenário da Câmara no mesmo dia em que foi publicada. A ideia da Câmara em homenagear o piloto aconteceu após o GP de Interlagos do ano passado, vencido pelo inglês.

Na época, além de subir ao lugar mais alto do pódio, Hamilton ainda desfilou pelo circuito com uma bandeira do Brasil. Gesto que era comumente feito por Ayrton Senna após os triunfos na categoria.

Veja abaixo a justificativa do deputado

Esse gesto de respeito à memória do maior piloto brasileiro repercutiu em todos e cada um de nossos cidadãos. Senna não era apenas um piloto, mas representava a imagem de um Brasil que dava certo, que ganhava, que era visto positivamente pelo mundo. Era nosso orgulho pois nos lembrava de nossas potencialidades.

Infelizmente, o Brasil dos últimos anos, assolado por uma crise prolongada, em luto pela perda de centenas de milhares de vidas em virtude do surto de covid-19, tem poucos motivos para celebrar o orgulho nacional. Por isso o gesto de Hamilton foi importante. Ele nos ajuda a lembrar que as cores nacionais não têm partido nem dono. Essas cores representam a totalidade do povo brasileiro. Nossas cores e nossa bandeira nos unem e nos representam para o mundo. Somos a nação do verde e amarelo, independentemente de nossas divergências e de nossa diversidade.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>eu te amo Brasil </p>&mdash; Lewis Hamilton (@LewisHamilton) <a href=”https://twitter.com/LewisHamilton/status/1534977508176797696?ref_src=twsrc%5Etfw”>June 9, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Lewis Hamilton se declara ao Brasil (Reprodução/Twitter)


Na época em que a proposta foi aprovada, Hamilton chegou a publicar uma mensagem nas redes sociais para o povo brasileiro: “Sem palavras! Hoje eu virei cidadão honorário de um dos meus lugares favoritos no mundo. Eu não sei nem o que dizer agora. Obrigado Brasil. Amo vocês, não vejo a hora de ver vocês de novo“, escreveu o plioto.

Atualmente, Hamilton é o quinto colocado do campeonato da Fórmula 1. O britânico está com 216 pontos e fica atrás apenas de George Russel (Mercedes), Charles Leclerc (Ferrari), Sergio Pérez (Red Bull) e de Max Verstappen (Red Bull). O holandês já confirmou o título e lidera o mundial com 416 pontos.

Ainda restam duas corridas para o fim do campeonato. A próxima está marcada para o dia 13 de novembro, em Interlagos, e a última acontece no dia 20 de novembro, em Yas Marina, circuito de Abu Dhabi.

 

Foto destaque: Lewis Hamilton. Reprodução/Twitter.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile