López volta a marcar e busca mais oportunidades no Palmeiras

Por Alexandre de Lima Olmos
4 min de leitura

O gol da vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro na última segunda-feira teve um gostinho especial para o atacante Flaco López. Além de garantir os 3 pontos para o Verdão, que assumiu a vice-liderança do campeonato, o jogador argentino quebrou uma seca de quatro meses sem balançar as redes.

Começo do jejum

Seu último gol foi na partida contra o Cuiabá, na primeira rodada do Brasileirão 2023. Na ocasião, ele entrou como titular na vaga de Raphael Veiga, e marcou aos 20 da segunda etapa, para desempatar a partida e garantir a vitória do Palmeiras por 2 a 1. Esse foi o seu quarto jogo seguido marcando gol. Antes de enfrentar o Cuiabá, o argentino havia marcado contra o Bolívar na Libertadores, o Água Santa na final do Paulistão e o Tombense na terceira fase da Copa do Brasil.


López comemorando seu gol contra o Cuiabá com o elenco do Palmeiras (Foto: Reprodução/Instagram/@palmeiras)


López vinha sendo usado por Abel Ferreira em escalações alternativas, ganhando a titularidade em jogos considerados menos importantes. Ele alternou entre as posições de centroavante, ponta esquerda e meia-atacante. Inclusive, contra o Cruzeiro ele entrou como um segundo atacante, atuando atrás de Endrick.

Após a partida contra o Cuiabá, o atacante foi perdendo espaço, jogando em apenas 16 dos 30 jogos disputados pelo Palmeiras nesse período. Ao todo, foram 499 minutos em campo, uma média de 31 minutos por jogo.

Porém, mesmo com essa baixa minutagem, o argentino se destaca na estatística de gols por minuto. Entre os atacantes do Palmeiras, ele é o que precisa de menos tempo para marcar.

Confira quanto tempo cada atacante do Palmeiras precisa para marcar:

– Flaco López: 203 minutos, com 5 gols em 26 jogos

– Artur: 220 minutos, com 10 gols em 26 jogos

– Endrick: 246 minutos, com 7 gols em 34 jogos

– Rony: 274 minutos, com 12 gols em 40 jogos

– Breno Lopes: 352 minutos, com 3 gols em 41 jogos

– Dudu: 1.084 minutos, com 3 gols em 40 jogos

Disputa pela titularidade

Com a saída de Rafael Navarro e Merentiel, ambos por empréstimo, a competição pela vaga de centroavante do time diminuiu. Com problemas nessa posição na temporada anterior, Abel Ferreira parece ter achado a solução em Rony, tendo Endrick como reserva imediato.

López tem características que se destacam em relação aos seus colegas no ataque. Além de ser o melhor na questão do pivô, ele é o atacante mais alto do elenco, com 1,88m de altura.

Esse fator favorece o jogador em meio a um clube que é considerado letal na bola parada. Em 2023, foram 5 gols de cabeça em cobranças de falta, além de 15 gols em escanteios. Nesse quesito, o destaque fica para os zagueiros Gustavo Gómez, com 1,85m, e Murilo, com 1,87m.


López ao lado de Gustavo Gómez e Endrick (Foto: Reprodução/Instagram/@flacolopez10)


Porém, a altura não é considerada um problema no campo ofensivo do Palmeiras. Todos os atacantes presentes no atual elenco já marcaram pelo menos uma vez de cabeça.

Outra razão para a falta de espaço do atacante é a marcação alta, uma característica na qual Rony se destaca mais.

 

Foto destaque: López após marcar contra o Cruzeiro. Foto: Reprodução/Instagram/@flacolopez_10

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile