Lucas Verthein conquista medalha de ouro histórica no remo

Alice Accioly Por Alice Accioly
3 min de leitura

Lucas Verthein chega a marco histórico no remo com medalha de ouro no skiff simples. Na manhã desta quarta-feira (25), o atleta conseguiu a medalha com um desempenho de 6min58s76 e se tornou campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. O Brasil não alcançava o primeiro lugar do pódio desde 1987, sendo assim, Verthein termina um jejum de 36 anos sem ouro.

O atleta é o primeiro brasileiro campeão dos Jogos Pan-Americano do skiff simples masculino. Em Indianápolis, 1987, os irmãos Ricardo e Ronaldo de Carvalho trouxeram o último ouro do Brasil na categoria dois sem, também na modalidade do remo.

A disputa

Verthein diz estar grato de viver esse momento e conquistar o ouro para o Brasil, além disso, afirmou também estar mais motivado a trazer medalhas dos Jogos de Paris 2024. “Esse resultado representa tudo. Representa um marco na história do nosso remo brasileiro, o início de uma nova história. Agradecer por estar vivendo esse momento, por todo mundo que esteve envolvido nessa vitória. Todo mundo que pode estar junto com a gente, acreditando nesse ouro. É histórico, é pro Brasil e é tudo. Agora eu quero mais, quero Paris, quero a medalha olímpica e estará todo mundo trabalhando muito, assim como eu”, declarou depois de sua vitória.


Lucas Verthein conquistou medelha de ouro no skiff simples masculino. (Foto: reprodução/William Lucas/COB/GE Globo)


O estadunidense James Plihal ficou com a medalha de prata graças ao desempenho de 6min59s93, enquanto o bronze foi alcaçado pelo o mexicano Juan Rodriguez, com 7min01s27. A prova foi extremamente disputada; Verthein começou liderando, depois perdeu a dianteira, mas conseguiu recuperar no fim e venceu com aproximadamente 1 segundo de diferença.

Nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, Lucas Verthein foi o primeiro brasileiro a avançar em disputas individuais na história do remo. 

Skiff simples feminino

O Brasil não conquistou somente a medalha no masculino: com Beatriz Cardoso no skiff simples feminino com 7min46s73, o Brasil levou mais uma medalha para casa, dessa vez uma de prata. O ouro foi levado pela mexicana Kenia Lechuga, com 7min44s63, e o bronze foi para a paraguaia Nicole Martinez Gonzalez, com 7min47s29.

Foto destaque: Lucas Verthein é o primeiro brasileiro a ganhar medalha de ouro na categoria. Reprodução/William Lucas/COB/GE Globo

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile