Lucio Flávio afasta favoritismo e prega confiança contra o Palmeiras

7 min de leitura

Líder do campeonato, o Botafogo perdeu por 1×0 para o Cuiabá no Engenhão, neste domingo (29), em partida válida pela 30ª rodada do Brasileiro. Essa derrota fez a diferença de pontos entre o Botafogo e o Palmeiras cair para apenas seis pontos, deixando a competição, que já parecia ter um dono, em aberto. Lucio Flávio, técnico do glorioso, após a partida, falou sobre a liderança, o favoritismo contra o Palmeiras na próxima rodada e sobre as dificuldades do segundo turno.

O resultado do Engenhão foi uma surpresa para aqueles que analisam os números, já que a equipe carioca teve 67% da posse da bola, finalizou 32 vezes contra apenas seis do Cuiabá. Walter foi apontado, por Lúcio Flávio, como responsável pelo resultado, o goleiro fez grandes defesas e segurou o ataque botafoguense. Lucio Flávio fez a seguinte análise:

“Se tem um jogo que não merecia (perder) era esse, até pelo número de chances. Tem que ver também o mérito do Walter, que fez grandes defesas. A gente como mandante fez o que tinha que fazer, criar as chances. Do outro lado encontramos um goleiro em excelente noite.”

Entretanto Lucio Flávio viu a forma como a equipe se impôs na partida como positiva, já que a criação de jogadas da equipe funcionou bem, mesmo que o quesito das finalizações não tenha sido eficaz como o dos visitantes. O técnico explicou: 

“O adversário conseguiu na única, um lance casual que acabou virando o gol. O que vejo de positivo é a situação do jogo. É um adversário que marca muito bem, fisicamente muito forte. A gente sabia que teria dificuldades contra um bloco muito baixo. Mesmo assim, tivemos várias finalizações.”


Assista aos Melhores Momentos de Botafogo 0 x 1 Cuiabá. (Vídeo: reprodução/YouTube/GE)


Campeonato em aberto

Com essa derrota o torcedor botafoguense viu a diferença da liderança cair para apenas seis pontos, mesmo com um jogo a menos que o Palmeiras. Contudo, Lucio Flávio minimizou a queda na diferença de pontos, dizendo que, como caiu, ela também pode subir e vê a equipe com a capacidade para isso. Disse o treinador do glorioso:

“Ao mesmo tempo que pode diminuir, pode aumentar. Nós vamos jogar e temos condições e capacidade para isso. O mais importante é atentar para o que tem sido feito. Foi mencionada a campanha dentro de casa. Isso é mérito da competência dos atletas.”

Queda no returno

Líder e recordista de pontos no primeiro turno, o Botafogo viu seu desempenho cair no returno e tem apenas 40% de aproveitamento, que faz um contraste significativo em relação ao turno, quando o Botafogo teve 82,46% de aproveitamento. O glorioso não venceu apenas quatro partidas na primeira metade do campeonato, e agora no returno já perdeu quatro duelos e empatou outros três. Lúcio Flávio trata como normal essa queda, já que as outras equipes estão mais focadas em seus objetivos na competição fazendo com que cada partida seja um desafio cada vez maior e disse:

“Segundo turno tem muito disso, essa dificuldade, porque cada um briga por um objetivo. O que nos resta é manter o foco, o trabalho, motivar os atletas. Acredito que a resposta eles vão dar no jogo contra o Palmeiras.”

A ansiedade do torcedor com o já palpável título brasileiro que não vem desde 1995, já não pode mais ser segurada. Contudo Lúcio Flávio prega calma e paciência, além de pedir foco total para a partida contra o Palmeiras, que pode ser um divisor de águas. A equipe já foi testada em outros momentos, como na vitória contra o Fluminense por 2×0 no Maracanã, o Palmeiras por 1×0 no Allianz Park e o Grêmio por 2×0 na Arena do Grêmio, mas a reta final do brasileirão é o momento em que a emoção toma conta e a partidas são decididas em detalhes. E Lúcio Flávio acredita no potencial da equipe e diz:

“A gente sabe o potencial do nosso time. Entendemos que o que aconteceu hoje não é o que nós esperávamos. Faz parte da competição acabar perdendo um jogo que não esperava. É um grupo forte que se abala com um resultado desse, mas sabe que vai ter a chance de mudar esse cenário em três dias.”

Favoritismo

Abel Ferreira, técnico do atual campeão brasileiro, o Palmeiras, apontou o Botafogo como o favorito tanto ao título, quanto do próximo embate entre as equipes. Porém Lúcio Flávio não vê favoritismo, mas diz que o que o glosioso conquistou até o momento foi fruto da dedicação de todos que passaram por general Severiano. E diz:

“Isso é uma opinião dele (que o Botafogo é o favorito). (…) Entendemos que a competição foi se desenhando em razão de um trabalho feito por todos os profissionais que estão aqui desde o início por mérito. (…) Precisamos apenas acreditar no que tem sido feito. Opiniões externas não vão mudar nosso comportamento. Vamos confiar no nosso dia a dia.”

O próximo duelo do Botafogo será contra o Palmeiras no Engenhão nesta quarta-feira (1), e um resultado positivo para os cariocas pode ser determinante para a conquista do tão sonhado título brasileiro.

Foto em destaque: Marlon Freitas com a bola em Botafogo x Cuiabá. (Reprodução/Vitor Silva/Instagram/@botafogo)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile