Na noite de quinta-feira (14), após a partida Fortaleza x Corinthians, Vanderlei Luxemburgo, expressou preocupação com os desfalques que afetaram a equipe na derrota por 2 a 1 fora de casa, no Castelão, pela 23ª rodada do Brasileirão. No entanto, o treinador destacou que o principal objetivo do clube é garantir que seus jogadores estejam em plena forma para os confrontos da semifinal da Sul-Americana contra o Fortaleza. Essas partidas estão marcadas para o dia 26, em Itaquera, e o dia 3 de outubro, no Castelão.
O técnico do Corinthians enfatizou que o foco está nos próximos jogos decisivos, e não na derrota anterior. Ele reconheceu a dor e a frustação de perder o jogo da forma que foi, destacando a falta de entrega e determinação durante a partida. No entanto, ressaltou que não pode descartar todo o planejamento e esforço conjunto da equipe e dos departamentos do clube devido a uma derrota.
Desfalques e decisões táticas
Luxemburgo explicou a ausência de jogadores como Fagner, Renato Augusto, Matías Rojas e Fábio Santos, citando questões físicas e de logística. Ele também esclareceu a situação do zagueiro Lucas Veríssimo, que não atuou devido a lesões.
A abundância de lesões na equipe abriu uma nova oportunidade para Pedro, um jogador que não tinha visto ação, nem nos minutos finais dos jogos, desde sua transferência para o Zenit, na Rússia. Ele foi escalado como titular no Castelão e fez um gol de cabeça.
Pedro comemorando seu primeiro gol pelo profissional (Foto: reprodução/Instagram/@pedrinho.06_)
O treinador afirmou que Pedro mereceu voltar ao time, que enxerga o desempenho dele e que precisava de um jogador mais por dentro e com velocidade.
Em relação aos jogos da Sul-Americana, Vanderlei Luxemburgo acredita que será bem diferente do que foi visto pelo Campeonato Brasileiro. Ao elogiar o Fortaleza como uma das maiores quipes do futebol brasileiro, ele afirmou que o elenco terá de se adaptar para as semifinais do campeonato, visto que irão disputar contra o mesmo Fortaleza.
Luxemburgo continuou dizendo que no Corinthians tem muitos jovens em potencial, mas que precisam aprender muita coisa para sair de nível para outro. Luxemburgo ainda diz que o cobram muito por não colocar o Wesley, e afirma que o jogador está se preparando e tem muita coisa para aprender. Finalizou dizendo que os jogadores mais experientes já sabem “o caminho da roça”, enquanto os mais novos precisam aprender esse caminho ainda.
Esquema tático
O técnico foi perguntado sobre seu esquema tático e diz que, a opção por três zagueiros foi a mesma que optou na vitória das oitavas de final da Copa do Brasil sobre o Atlético-MG. E comentou que até trocou no segundo tempo, colocando um jogador mais de lado, Pedro na direita e Wesley na esquerda. Ele ainda falou que Bidu jogou a vida toda com três zagueiros, e que como não tinha Fábio Santos, colocou o terceiro zagueiro para proteger ele e Léo Maná, e que não é a derrota não diz se errou ou acertou em fazer isso.
Perspectiva na tabela
Luxemburgo minimizou a proximidade do Corinthians com a zona de rebaixamento, destacando que a equipe está focada na Sul-Americana.
“Você está dizendo que estamos perto da zona. Eu vi a classificação agora, o Santos está com 21 pontos. Como está a cinco pontos, não interessa? Você está colocando como se tivesse em uma situação extrema. Vocês querem colocar a gente ali…Olhando a tabela, você vai ver que o Santos tem 21 pontos e não ganhou, ficou cinco pontos de diferença, são dois jogos. Não quer dizer que não temos que trabalhar. Mas eu vejo o futebol diferente. Se eu estiver a quatro pontos para ganhar o título, você vai dizer ‘são dois jogos’. Eu acredito no trabalho”, comentou.
Competição por posições
O treinador explicou a ausência de Rafael Ramos na lista de relacionados, enfatizando que as oportunidades são conquistadas com base no desempenho dos jogadores e que o clube está sempre de olho em talentos emergentes, e ainda abordou as oportunidades dadas a jogadores como Pedro, Cantillo e outros jovens promissores.
Preparação para a semifinal
Vanderlei Luxemburgo expressou confiança de que o Corinthians será uma equipe totalmente diferente nas semifinais da Sul-Americana.
“Eu não tenho dúvida nenhuma de que vamos ser um time totalmente diferente. Seis jogadores fazem baita diferença numa equipe. Vamos entrar na semifinal da competição com uma condição de brigar para ir à final. Brigar como Corinthians! Não é bater em ninguém, mas jogar uma decisão. Só tem uma coisa que as pessoas precisam entender: eu não tive até hoje problema de relacionamento com os jogadores ou a diretoria. Temos uma proximidade muito grande, não tomo nenhuma decisão que não seja conversando. Não estou vindo aqui para publicamente crucificar alguém. É gestão, eu não trabalho para o Vanderlei Luxemburgo, sou técnico do Corinthians”.
Luxemburgo continuou a coletiva enfatizando a importância da comunicação e colaboração com a diretoria do clube. Ele destacou que, quando se trata de vendas e contratações de jogadores, há um diálogo aberto entre ele e o presidente. O técnico rejeita a ideia de pressionar a diretoria ou de criar conflitos, realçando que ele precisa se adaptar e buscar soluções para a equipe, como a contratação de jogadores como Moscardo e Pedro, para cumprir sua função de técnico em prol do cube.
Com isso, Vanderlei Luxemburgo destacou a necessidade de uma mentalidade de luta e perseverança após uma derrota, enfatizando que a vitória geralmente vem com um esforço e superação. Ele ressaltou a cultura de sacrifício do Corinthians e destacou que os jogadores que se concentram apenas na habilidade técnica não se encaixam no clube. Luxemburgo também demonstrou satisfação com seu trabalho no Timão e reforçou a importância da comunicação e do trabalho em equipe, rejeitando a ideia de ser radical e enfatizando a colaboração como essencial na vida e no futebol.
Próximos passos
A atual colocação do Corinthians na tabela do Brasileirão é a 14ª, somando 26 pontos ao término desta rodada. O próximo desafio está marcado para a próxima segunda-feira (18), às 21h (horário de Brasília), quando enfrentarão o Grêmio na Neo Química Arena. Este jogo é referente a uma partida atrasada da 15ª rodada do campeonato.
Foto Destaque: Vanderlei Luxemburgo na partida Fortaleza x Coritnhians pelo Brasileirão. Reprodução/Rodrigo Coca/Ag. Corinthians