Maracanã é o palco escolhido para a final da Copa Libertadores 2023

Alanis Zamengo Por Alanis Zamengo
4 min de leitura

Após uma reunião que durou cerca de duas horas, envolvendo dirigentes do Fluminense, Boca Juniors, Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Asociación del Futból Argentino (AFA) e representantes do governo do Estado do Rio de Janeiro, a Conmebol tomou uma decisão importante. A final da Copa Libertadores encontrará seu palco no Estádio do Maracanã, no dia 4 de novembro (sábado), às 17h (horário de Brasília). Posteriormente, Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, ratificou essa decisão.

Durante a reunião, houve um acordo para que a CBF inicie negociações com o Flamengo, visando uma alternativa à partida do clube contra o Bragantino, originalmente agendada para 28 de outubro, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

“Esta tarde nos reunimos com os representantes dos clubes finalistas da Conmebol Libertadores 2023, Boca Juniors e Fluminense, e CBF, e alinhamos os detalhes deste grande festival esportivo que será vivenciado no Rio de Janeiro no dia 4 de novembro no lendário estádio do Maracanã”, escreveu Alejandro em publicação nas redes sociais.

Flamengo e a preferência pelo Maracanã

O Flamengo está decidido a sediar a partida no Maracanã, mesmo que isso vá de encontro aos planos da Conmebol, que tinha a intenção de manter o estádio desocupado por 14 dias antes da final da Libertadores, visando à preservação do gramado.

Nesta sexta-feira (20), está agendada uma reunião entre Flamengo e CBF com o objetivo de esclarecer essa situação. Desse modo, a Conmebol terá informações sobre a quantidade de dias em que poderá contar com o Maracanã antes da final entre Fluminense e Boca Juniors.


Campo do Maracanã. (Foto: Reprodução/Divulgação/GE)


A questão da CBF

Os dirigentes da CBF afirmam que a questão em pauta não foi tratada durante o encontro desta quinta-feira no Paraguai, tendo surgido apenas na quarta-feira. Além disso, a CBF ainda não divulgou a tabela da rodada envolvendo Flamengo e Bragantino, na esperança de encontrar uma solução para remover o jogo da data de 28 de outubro, que não havia sido estabelecida previamente pela entidade que organiza o futebol brasileiro.

Antes da reunião, a CBF já havia expressado claramente, por meio de uma nota oficial divulgada em seu site, que apoiaria a posição do Flamengo de realizar o jogo no Maracanã no dia 28.

Em uma nota enviada ao portal GE, o Fluminense declarou que está atualmente em conversas com a CBF, visando a possibilidade de alteração da data do jogo entre Flamengo e Bragantino. Além do mais, o Fluminense manifestou sua expectativa de encontrar uma solução que garanta a preservação do gramado do Maracanã.

Veja a nota do Fluminense na íntegra

O Fluminense está em entendimentos com a CBF para que seja trocada a data do jogo entre Flamengo e Bragantino, por entender que, somente a entidade pode interferir na tabela do Campeonato Brasileiro, como previsto em regulamento. O presidente Mário Bittencourt e o vice Mattheus Montenegro, entre outros dirigentes do clube, estão deste quarta-feira no Paraguai, sede da Conmebol, para tratar de questões referentes à final, incluindo a liberação prévia do Maracanã para o jogo. O assunto já havia sido pauta de reunião realizada ontem, com dirigentes da Conmebol e CBF, além de representantes do Estado do Rio convidados a pedido do clube. O Fluminense aguarda uma breve solução que preserve o gramado do Maracanã e, assim, o bom futebol para a final do dia 4 de novembro.

 

Foto Destaque: À esquerda, Juan Roman Riquelme, vice presidente do Boca Juniors; no centro, Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol; à direita, Mário Bittencourt, presidente do Fluminense. Reprodução/Instagram/@alejandrodominguezws.

Deixe um comentário

Deixe um comentário