O Fluminense fez boa exibição na estreia da Libertadores. Os comandados de Fernando Diniz venceram o Sporting Cristal-PER, do treinador brasileiro Tiago Nunes, por 3 a 1 na última quarta-feira (05), no Estádio Nacional de Lima. A vitoria coloca o Tricolor na liderança do Grupo D ao lado do The Strongest-BOL.
O Flu é o único dos brasileiros até agora que venceram na primeira rodada da Libertadores – Internacional e Athletico-PR empataram, enquanto Flamengo e Palmeiras perderam. Atlético-MG e Corinthians jogam nesta quinta (06) -. O Tricolor mostrou força e deu o primeiro passo para a classificação às oitavas-de-final.
A equipe do Rio de Janeiro teve um reforço de peso: o lateral-esquerdo Marcelo reestreiou ontem, entregando uma boa atuação nesse recomeço no Flu.
Fluminense foi bastante incisivo na partida, os números mostram isso, mesmo fora de casa, tiveram 60% de posse de bola, 21 finalizações contra seis do Sporting Cristal e 11 chances de gols.
No começo, os brasilieros tiveram oportunidades de abrir o placar com German Cano, aos quatro minutos. O goleiro Solis defendeu uma e, aos 11 minutos o artilheiro perdeu sozinho na pequena área.
O Sporting Cristal castigou as chances perdidas tricolores. Felipe Melo errou e perdeu a bola para Yotún, que tocou para Cantillo deixar Grimaldo livre para abrir o placar.
Aos 34 minutos, o bombardeio foi recompensado: Nino cabeçeou no rebote do goleiro e Cano não desperdiçou.
“O aspecto emocional é muito determinante. Se fosse eleger um no futebol, seria esse. Equipe equilibrada, corajosa. Orgulho para o torcedor. Inteligente na maneira de jogar, sabe como se defender. Soube aplicar as táticas por conta do equilíbrio emocional. Acho que a equipe foi muito bem hoje“, falou Fernando Diniz, treinador do Fluminense.
“Eu acho que o time estava jogando muito bem já. Tivemos três ou quatro chances para abrir o marcador. Teve um lance duvidoso ali, que para mim foi falta (no Felipe Melo), que ajudou o gol do Sporting. Continuamos chances sem oferecer o contra-ataque. A equipe fez uma boa partida. Acho que não teve nada de diferente para conseguir virar, só o equilíbrio que soube manter, já estava jogando bem, sem desespero, e conseguimos um placar justo“.
Fernando Diniz também aprovou o primeiro jogo de Marcelo pelo Fluminense e exaltou a importância do lateral para a vitória:
“O Marcelo entregou tudo o que a gente esperava. Qualidade técnica, experiência. Para nós, é uma honra contar com ele aqui. Esperamos que ele se sinta cada vez mais a vontade, fisicamente, emocionalmente. Ele está muito feliz. Foi uma alegria contar com ele hoje“.
O treinador espera uma arbitragem justa na final do Campeonato Carioca, no próximo domingo, contra o Flamengo. A volta está marcada para esse domingo, às 18h (de Brasília), no Maracanã.