INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Esportes

Marrocos vence Portugal e vira a primeira semifinalista africana da história das Copas

A Seleção Marroquina de Futebol fez história novamente ao vencer Portugal por 1 a 0 pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, no estádio Al-Thumama. O gol dos Leões do Atlas foi de Youssef En-Nesyri.

Os marroquinos aguardam o vencedor de Inglaterra e França, que acontecerá ainda hoje (10), às 16h (horário de Brasília).

Será a primeira vez que uma seleção do continente africano estará em uma semifinal de Copa do Mundo. Anteriormente, três seleções do continente chegaram às quartas de final e empataram como melhor campanha: Camarões (1990), Senegal (2002) e Gana (2010).


Elenco marroquino comemora a classificação para as semifinais. Reprodução: Odd Andersen/AFP/GZH


A partida também marcou a última atuação de Cristiano Ronaldo na competição. O português entrou aos seis minutos do segundo tempo, mas não conseguiu ajudar o time a empatar a partida. Ao final do jogo, chorou copiosamente no caminho do vestiário. Ele deixou a marca de 22 partidas em copas do mundo, dividindo a quinta colocação com Diego Maradona (Argentina), Uwe Seeler (Alemanha) e Władysław Żmuda (Polônia).


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Cristiano Ronaldo chora após eliminação de Portugal na Copa do Mundo. <a href=”https://twitter.com/hashtag/FIFAWorldCup?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#FIFAWorldCup</a> <a href=”https://t.co/TLyWa5yIeD”>pic.twitter.com/TLyWa5yIeD</a></p>&mdash; Tracklist (@tracklist) <a href=”https://twitter.com/tracklist/status/1601622589855920131?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 10, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


Em campo, o sistema defensivo de Marrocos foi efetivo e a seleção apostou nos contra-ataques e lançamentos pelo alto para chegar ao gol português. O goleiro Bono se destacou pelas defesas importantes que evitaram o empate português. No final do jogo, Walid Cheddira cometeu duas faltas na sequência e levou cartões amarelos nas duas. Logo, não jogará a semifinal.

 Já os Lusos trabalharam jogadas pelo meio e pelas laterais, mas sem sucesso. As mudanças no segundo tempo trouxeram mais ritmo de jogo e tornaram a equipe mais ofensiva, mesmo sem marcar o gol. Bruno Fernandes trabalhou com últimos passes e finalizações de fora da área.

PRIMEIRO TEMPO

Portugal começou dando trabalho para o goleiro Bono. Aos quatro minutos, João Félix cabeceou a bola cruzada dentro da área, e o camisa 1 dos Leões do Atlas espalmou para escanteio.

Porém, o jogo ficou morno ao longo do primeiro tempo. Os jogadores de Portugal dominavam a posse de bola, trabalhavam os passes, mas não conseguiam finalizar a gol.

Portugal ainda viu Ziyech cruzar a bola para En-Nesyri cabecear próximo ao gol aos 25 minutos, mas para fora.

Quatro minutos depois, João Félix aproveitou a sobra de um cruzamento e chuou de fora da área. O desvio na bola gerou o escanteio, mas a trajetória dela passou perto do gol de Bono, rendido no lance.

O gol da vitória marroquina saiu aos 41 minutos, quando Ounahi cruzou a bola pela esquerda e En-Nesyri, de cabeça, converteu. O goleiro Diogo Costa tentou dividir com o camisa 19, mas falhou na hora de socar a bola.

Bruno Fernandes quase empatou aos 45 minutos, quando arriscou o chute pela esquerda, fora da área. A bola bateu no travessão, mas quase encobriu Bono.

SEGUNDO TEMPO

A posse de bola portuguesa chegou a 82% no final da partida. Cristiano Ronaldo e João Cancelo entraram aos cinco minutos do jogo para tentar resolver a partida e Marrocos fazia de tudo para defender e manter o placar.

Os Leões do Atlas quase ampliaram o placar aos três minutos da etapa, quando Ziyech cruzou a bola em cobrança de falta pela esquerda e El Yamiq, de cabeça, parou em Diogo Costa.

Aos 17 minutos, em recuperação de bola portuguesa, Otávio conduziu pela esquerda do campo e tocou a bola para Bruno Fernandes. O camisa 8 dominou e chutou por cima do gol marroquino, mas muito perto.

Ao longo do Jogo, Portugal finalizou 12 vezes, mas nove delas foram para fora. O desespero pelo gol e a corrida contra o tempo ficavam mais rápidos. Rafael Leão, Vitinha e Ricardo Horta entraram em campo no meio do jogo, o que tornou o time mais ofensivo.

Aos 36 minutos, Portugal recuperou a bola na linha de fundo após um escanteio. Ricardo Horta acionou Cristiano Ronaldo, e o camisa 7 ajeitou para a finalização de João Félix. Bono espalmou para escanteio e evitou o empate.

O aperto português seguiu nos acréscimos. Cristiano Ronaldo quase decidiu no primeiro minuto ao ser acionado com um passe longo. Na finalização, Bono defendeu novamente e garantiu a classificação marroquina.

Dois minutos depois, Marrocos ficou com um a menos após Walid Cheddira pisar no pé de João Félix. Como já tinha cartão amarelo por uma falta no lance anterior, a expulsão foi inevitável. Bruno Fernandes se irritou e apressou o camisa 21 para sair do campo.

Marrocos ainda teve a chance de sacramentar a vitória no quinto minuto dos oito adicionais. Com Portugal praticamente inteiro no ataque, foi inevitável que os Lusos parassem o contra-ataque de Aboukhal. Diogo Costa defendeu a queima-roupa.

A última finalização portuguesa veio no minuto seguinte, quando Pepe cabeceou o cruzamento de Rafael Leão. Porém, a bola passou muito perto do gol marroquino.


Melhores momentos de Marrocos x Portugal. Reprodução/YouTube/CazéTV


PRÓXIMOS JOGOS

Marrocos aguardará o vencedor de França e Inglaterra para saber qual será seu adversário na semifinal. A garantia é a de que o jogo acontecerá na próxima quarta-feira (14), às 16h (horário de Brasília), no estádio Al Bayt.

Já Portugal entra em período de recesso. O retorno dos Lusos aos gramados acontecerá em 23 de março de 2023, quando enfrentará Liechtenstein pelo grupo J das eliminatórias para a Eurocopa de 2024. O jogo ocorrerá às 16h45 (horário de Brasília), sem local definido.

 

Foto Destaque: Youssef En-Nesyri foi um dos heróis marroquinos ao marcar o gol da vitória, de cabeça. Reprodução: Twitter

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...