Messi supera Pelé em gols e é o primeiro a marcar em todas fases do mata-mata

Pedro Galvão Por Pedro Galvão
3 min de leitura

Ao marcar seu 13º gol em Copas do Mundo na final contra a França, Lionel Messi superou o rei Pelé em gols na Copa do Mundo. Agora o argentino divide a quarta colocação na artilharia histórica dos Mundiais com Just Fontaine (França), ambos com 13 gols marcados. Messi precisou de 26 jogos para chegar ao 13º gol, enquanto Pelé fez 12 com apenas 14 jogos.

Apesar de Messi ter superado a marca do maior jogador da seleção brasileira, Messi ainda está distante de ser o maior artilheiro das Copas. O recordista é o alemão Miroslav Klose, com 16 gols. Confira a lista dos maiores artilheiros dos mundiais:

Miroslav Klose (Alemanha) – 16 gols

Ronaldo (Brasil) – 15

Gerd Müller (Alemanha) – 14

Just Fontaine (França) e Messi (Argentina) – 13

Pelé (Brasil) e Mbappé (França) – 12


Messi comemorando um de seus gols contra a França (Foto: Reprodução/Instagram)


Gols em todos os mata-matas

O capitão e camisa 10 argentino vem quebrando recordes atrás de recordes nesta Copa do Mundo, e na final contra a França quebrou mais um, ao se tornar o primeiro a marcar em quatro fases de mata-mata no atual formato do Mundial. Messi fez gols nas oitavas, nas quartas, na semifinal e agora na decisão.

O camisa 10 da Argentina fez dois gols na fase de grupos, um contra a Arábia Saudita e o outro contra o México. No começo do mata-mata, nas oitavas de final, deixou sua marca contra a Austrália. Nas quartas anotou o segundo gol da Argentina contra a Holanda no empate por 2 a 2 (Argentina se classificou nos pênaltis). Na semifinal fez o primeiro no triunfo por 3 a 0 da Argentina contra a Croácia. Já agora na final, marcou dois gols contra a França.

Em 1970, o brasileiro Jairzinho marcou em todas as partidas, mas eram disputados apenas três jogos após a fase de grupos. Em 1938, o húngaro Sarosi balançou as redes em quatro jogos, mas o Mundial tinha formato reduzido e era jogado apenas em mata-mata, sem fase de grupos.

Apenas outros dois jogadores chegaram a uma final de Copa do Mundo após marcarem em três partidas de mata-mata. O holandês Sneijder, em 2010, e o italiano Roberto Baggio em 1994, porém não conseguiram marcar na grande final.

Foto destaque: Messi durante partida contra a França na final da Copa do Mundo. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile