O gol foi da Argentina! E levaram a premiação da Copa Mundial 2022 para casa. Com ela, um dos jogadores mais famosos e influentes do mundo, Lionel Messi, recebeu a vestimenta do Emir do Catár enquanto erguia a taça da vitória. A vestimenta recebe o nome de “besht”, e esta era da cor preta e dourada, a qual fez um enorme sucesso.
Após a roupa ser colocada em Messi e ter algumas avaliações negativas pela mídia internacional, as vendas tiveram um Boom na loja de empresa familiar de Ahmed Al Salim, que fica localizada no mercado popular Souq Waqif. Na loja, que vende até dez peças por dia de “besht”, na última segunda-feira, 19, teve a venda de 150 vestimentas idênticas à colocada sobre os ombros do jogador, esta variando entre o valor equivalente ao real, sendo R$10.000, e motivo de muito orgulho dos moradores do Catar.
O vendedor da loja ainda afirmou, enquanto alguns torcedores tiravam foto vestidos e com a taça em mãos: “Em determinado momento, havia dezenas de pessoas esperando na frente da loja. Quase todos eram argentinos”. E explica: “Quando um Sheik veste uma pessoa com uma bisht, significa que ele a homenageia e a aprecia”. O comerciante ainda conta uma curiosidade, a qual: “Não sabíamos para quem eram, então fiquei chocado ao ver o emir Tamim Ben Hamad Al Thani cobrir os ombros de Messi com a vestimenta. Fiquei surpreso porque estamos no inverno, então acho que o objetivo era que fosse possível ver a camisa da Argentina sem cobri-la completamente”.
A análise de Carole Gómez, que é doutoranda em Sociologia, se faz muito necessária ao ela colocar que: “Do ponto de vista da comunicação, será muito importante porque sabemos até que ponto estas fotos serão guardadas e compartilhadas novamente”. E o momento vivido pelo jogador: “será algo para recordar”.
Foto destaque: Time Argentino ganha a Copa Mundial 2022/ Reprodução: Instagram Lionel Messi