O Mundial Clubes 2023 já tem data e local marcados, o torneio que é o maior sonho dos clubes brasileiros, será realizado entre os dias 12 e 22 de dezembro na Arábia Saudita, com dúvidas sobre como aconteceria após a FIFA divulgar mudanças na competição, neste ano o Mundial acontecerá no formato atual.
Em 2023, o torneio continuará com sete equipes representando cada federação continental e a equipe campeã nacional do país-sede.
Campeão da África (CAF)
Campeão da América Central e do Norte (CONCACAF)
Campeão da América do Sul (CONMEBOL)
Campeão da Ásia (AFC)
Campeão da Europa (UEFA)
Campeão da Oceania (OFC)
Campeão nacional do país-sede
O presidente Gianni Infantino, afirmou recentemente mudanças na competição, com previsão para acontecer em junho de 2025, o novo Mundial de Clubes contará com 32 equipes e assim como na Copa do Mundo, a competição irá acontecer a cada quatro anos.
A quantidade de vagas para cada continente já foi divulgada e cada federação ficará encarregada de distribuí-las da forma que achar melhor.
“Sei que o que decidimos é que haverá o Mundial de 32 times, a ser disputado de quatro em quatro anos. Será disputado no verão, no período que antes era da Copa de Confederações. Será um pouco mais longo. Mas terá os melhores times do mundo. Haverá detalhes a serem decididos por stakeholders (entidades e clubes)”,Gianni Infantino, presidente da Fifa, em entrevista em dezembro do ano passado.
Gianni Infantino presidente da FIFA. Reprodução/Getty Images
Distribuição das vagas
Uefa (Europa): 12
Conmebol (América do Sul): seis
AFC (Ásia): quatro CAF (África): quatro
Concacaf (América do Norte/Central): quatro
OFC (Oceania): uma
País-sede: uma
De acordo com a distribuição da Conmebol, Palmeiras e Flamengo já têm vaga garantida no torneio em 2025, já que os campeões da Libertadores entre 2021 e 2024 ganham passagem direta para a competição. As vagas restantes não foram definidas ainda.
Foto Destaque: Troféu do Mundial de Clubes 2022. Reprodução/Mohammad Karamali/DeFodi Images/Icon sport