Após empate de 0 a 0 no tempo normal, o Náutico venceu o Santa Cruz por 4 a 3 nos pênaltis e está na final do Campeonato Pernambucano. A partida teve um baixo nível técnico e o placar refletiu isso. Agora, o Timbu aguarda a decisão do segundo finalista do outro lado da chave. Na próxima quarta-feira (6), Sport e Salgueiro definem quem irá à semifinal contra o Retrô. A classificação também rendeu ao Náutico uma vaga na Copa do Brasil de 2023. O Santa aguarda o ranking da CBF para descobrir se estará na competição.
O primeiro tempo da partida não honrou o nome do clássico, conhecido como “Clássico das Emoções”. A etapa inicial foi recheada de faltas, reclamações, muita marcação e quase nenhuma chance no ataque. Os goleiros Lucas Perri e Klever não fizeram nenhuma defesa difícil e os times desceram para os vestiários sob vaias da arquibancada.
Essa foi a primeira vez que o Náutico eliminou o Santa nos pênaltis em uma eliminatória.
(Foto: Reprodução/Marlon Costa/Pernambuco Press)
No retorno para a etapa complementar, o jogo melhorou, mas continuou com um nível baixo. O Náutico, com o apoio da torcida, se lançou ao ataque, mas falhava na execução do último passe e nas finalizações. Além disso, sobrou campo para o Santa Cruz explorar no contra-ataque, mas a equipe não soube aproveitar a oportunidade.
Na disputa de pênaltis, Jean Carlos começou mandando para fora pelo Náutico. Esquerdinha e Hereda converteram suas cobranças na sequência, e Alex Alves perdeu a primeira pelo Santa Cruz, igualando o placar. Após isso, Pedro Vítor e Amarildo foram às redes para o Timbu e Rodrigo Yuri e Marcos Martis, para o Santa. Nas cobranças finais, Júnior Tavares fez o dele e Édson Ratinho, não.
Enquanto espera pelo adversário da final do Pernambucano, o Náutico vira suas atenções para a Série B. A equipe estreia na competição contra o Londrina no próximo domingo, fora de casa. O Santa Cruz ainda não tem data definida para a estreia na Série D, contra o Lagarto, em Sergipe.
Ao fim do jogo, alguns torcedores do Náutico invadiram o gramado dos aflitos para comemorar a classificação com os atletas. Devido a isso, o clube corre risco de ser denunciado no TJD-PE.
Foto destaque: Goleiro Lucas Perri comemora classificação do Náutico. Reprodução/ge