O camisa 10 do PSG está completando três décadas de vida e tem menos gols que Lionel Messi e Cristiano Ronaldo quando chegaram aos 30, porém, conquistou mais títulos que o astro português.
Neymar durante a comemoração de seu segundo gol contra o Bourdeaux (Foto: Stephane Mahe/Reuters)
Nascido em Mogi das Cruzes, São Paulo, no dia 05 de fevereiro de 1992 Neymar foi revelado pelo Santos e conquistou 26 títulos na carreira até o momento, entre eles a Libertadores em 2011 com o Peixe, a Copa das Confederações de 2013 pela seleção brasileira, a Champions League 2015 com Barcelona e o tricampeonato da Liga Francesa pelo PSG, além do inédito ouro olímpico com a seleção brasileira.
Em conquistas individuais, o brasileiro venceu o Prêmio de Melhor jogador do Brasil em 2011 e foi o artilheiro da Libertadores no mesmo ano. Na temporada 2014/15 foi artilheiro da Champions League e da Copa do Rey. Além disso, venceu cinco vezes o Samba de Ouro, entregue ao melhor brasileiro atuando na Europa. Pela seleção brasileira, é o segundo maior artilheiro da história com 70 gols anotados, apenas sete a menos que Pelé, que lidera a lista. O atacante é jogador com mais assistências pelo Brasil com 56 passes para gol.
A comparação com os números de Messi e Cristiano Ronaldo, os craques que dominaram o cenário mundial do futebol nos últimos anos, demonstra que o craque brasileiro tem o desempenho próximo ao argentino e do português quando completaram 30 anos de idade:
Neymar: 26 títulos, 408 gols, 224 assistências em 657 jogos.
Messi: 30 títulos, 567 gols, 231 assistências em 701 jogos.
Cristiano Ronaldo: 17 títulos, 463 gols, 156 assistências em 718 partidas.
Neste ano, Neymar foi reservado na comemoração de seu aniversário e está focado na recuperação de uma lesão no tornozelo e corre contra o tempo para estar à disposição de Pochettino para o embate diante o Real Madrid pelas oitavas de finais da Champions League no próximo dia 15 de fevereiro.
Foto destaque: Neymar comemorando hat-trick contra o Peru. Reprodução/Lucas Figueiredo-CBF.