Na manhã desta segunda-feira (31), Irlanda e Nigéria se enfrentaram pela última rodada do Grupo B da Copa do Mundo Feminina para decidir as seleções classificadas aos mata-matas do torneio. Jogando no Estádio Lang Park, na Austrália, o confronto entre as duas equipes terminou em um empate por 0x0, o necessário para garantir o avanço das nigerianas até a próxima fase. Por outro lado, as europeias entraram em campo já eliminadas e não tiveram nenhuma pretenção, visto que Austrália e Canadá estavam na disputa por mais uma vaga.
Oshoala desperdiçou a melhor chance do primeiro tempo (Foto: Reprodução/gettyimages)
Pouca emoção
Colocando uma seleção já eliminada contra uma que lutou pela classificação durante toda a fase de grupos, o primeiro tempo do confronto entre Irlanda e Nigéria teve pouquíssima inspiração para balançar as redes. Apesar de muita entrega na parte física e a posse de bola superior das europeias sem ameçar as adversárias, as equipes não criaram muitas chances, apenas uma para cada lado. A grande oportunidade jogo acabou desperdiçada pelas nigerianas em um contra-ataque aos 13 minutos, Oshoala foi acionada na frente por Kanu e invadiu a área com uma finalização cruzada, raspando a trave da goleira.
O’Sullivan lamentando durante a partida. (Foto: Reprodução/gettyimages)
Domínio nigeriano
Diferente do visto durante a primeira etapa, a Nigéria decidiu controlar as ações do confronto desde o início do segundo tempo ao invés de explorar os contra-ataques pelos espaços defensivos da Irlanda. Apesar de crescer na posse, as chances ainda não aumentaram, não criando muito para abrir o placar. A melhor oportunidade das nigerianas aconteceu aos 6 minutos, no cruzamento de Payne pela ponta esquerda. O levantamento terminou em uma linda cabeçada de Kanu dentro da área, mas a defesa da goleira Brosnan foi mais bonita ainda, contando com a sorte da bola acertar o travessão na sequência.
Mesmo com um resultado sem gols e pouca criatividade, a Nigéria garantiu sua vaga para a próxima fase da Copa do Mundo pela terceira vez, sendo a seleção que esteve presente em todas as edições do mundial. Sem nenhuma derrota no Grupo B, as nigerianas se classificaram na segunda posição, somando 5 pontos, enquanto a Austrália ficou na liderança. Nos mata-matas, as duas equipes aguardam resultados do Grupo D, podendo ser Inglaterra, Dinamarca ou China. Por outro lado, as irlandesas encerraram sua primeira participação no torneio com apenas um empate por 0x0.
Foto Destaque: Jogadoras da Irlanda e Nigéria disputando a bola durante a partida. Reprodução/GettyImages