Nome de Tite ganha força nos bastidores do Flamengo

Nicolas Garrido Por Nicolas Garrido
5 min de leitura

No último domingo (24), o Flamengo ficou com o vice campeonato da Copa do Brasil, após o empate em 1 a 1 contra o São Paulo, no Morumbi. A equipe carioca foi derrotada no agregado por 2 a 1 após o 1 a 0 sofrido no Maracanã. O jogo seria definitivo para a permanência do treinador argentino Jorge Sampaoli, que vinha sendo criticado pela torcida rubro-negra pelo mau restrospecto em resultados e desempenho dentro de campo. Dessa forma, nome de Tite é comentado para substituir o treinador.

Sob o comando de Sampaoli, o Flamengo chegou à final da Copa do Brasil, mas está na sétima colocação do Campeonato Brasileiro e foi eliminado da Copa Libertadores pelo Olímpia no Paraguai – após liderar o placar em 2 a 0 até os últimos 45 minutos do confronto e tomar a virada.

 

Crise na gávea 

O Flamengo é o atual campeão da Copa Libertadores da América, título que conquistou com o treinador Dorival Jr, que inclusive derrotou a equipe na final da Copa do Brasil. A diretoria do Flamengo optou por não extender o vínculo do técnico e contratou o português Vítor Pereira para substituí-lo. Decisão que foi criticada pela torcida, cuja insatisfação aumentava conforme a equipe caía de rendimento com o novo comandante. Com Vítor Pereira, o Flamengo foi eliminado em cinco competições: foi apenas o terceiro colocado no Mundial de clubes de 2023 e foi vice na Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil, Taça Guanabara e Campeonato Carioca.

O argentino Jorge Sampaoli foi contratado para o cargo e foi duramente criticado por não saber utilizar o elenco, que teve 39 escalações iniciais diferentes nos 39 jogos que disputou. O treinador teve uma eliminação frustrante – dada a etapa da competição e as circunstâncias do confronto – nas quartas de final da Libertadores e não conseguiu emplacar no Campeonato Brasileiro, o que deixou a torcida impaciente. A final da Copa do Brasil seria, então, um fator determinante para que Sampaoli “respire” no cargo por mais tempo, o que não aconteceu. 

 

Tite no “Mengão”


Tite no momento da convocação para a Copa do Mundo de 2022. O treinador ficou no cargo da Seleção de 2016 a 2022 (Foto: Reprodução/ CBF TV)


Com a iminência da demissão de Sampaoli, ainda não confirmada oficialmente pelo Flamengo até o momento, o nome do técnico Tite é aprovado pela diretoria do clube. O treinador ganhou destaque após vencer o Campeonato Brasileiro de 2011, Libertadores e Mundial de Clubes em 2012 com o Corinthians. Tite deixou o cargo do clube paulista em 2013 e entrou em hiato para estudar na Europa. O treinador retornou ao Parque São Jorge em 2015 e o futebol vistoso que praticou com o Corinthians, que foi campeão brasileiro daquele ano, concedeu-lhe uma oferta para treinar a Seleção Brasileira em 2016.

Tite treinou a Seleção de 2016 a 2022 e disputou as edições de 2019 e 2021 da Copa América, nas quais foi campeão e vice, respecitivamente, e as Copas do Mundo de 2018 e 2022, nas quais caiu nas quartas de final nas duas edições para a Bélgica e Croácia, respectivamente.

Livre no mercado, Tite aguardava propostas de outras seleções ou do futebol europeu, porém não se satisfez com as que recebeu. Mesmo criticado pelos desempenhos da Seleção nas Copas do Mundo que disputou, o treinador ainda é considerado um dos maiores técnicos brasileiros da atualidade e o Flamengo espera explorar a oportunidade para trazê-lo de volta para o futebol nacional.

 

Foto destaque: Registro de Tite com a lista da convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2022. Reprodução/ Instagram/ @cbf_futebol 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile