O novo Presidente da Federação Internacional de Automobilismo, revelou que ainda não conseguiu contatar Lewis Hamilton. Eleito em Dezembro de 2019, Mohammed Ben Sulayem iniciou seu mandato na entidade máxima do Automobilismo em 1º de Janeiro, porém, ainda não conseguiu conversar com o heptacampeão de Fórmula 1.
“Mandei mensagens para ele, mas acho que ele ainda não está 100% pronto para respondê-las. Não podemos culpá-lo, eu entendo sua posição, como piloto; mas claro, ele está em um nível diferente.”
Hamilton se afastou das redes sociais após a última etapa do campeonato de 2021,não compareceu à coletiva pós corrida nem à premiação de fim de ano da FIA, cerimônia em que a Mercedes receberia o troféu de campeã de construtores, mas nem o britânico nem o chefe da equipe, Toto Wolff, estiveram presentes.
Sobre à ausência na premiação, está no Artigo 6.6 do regulamento de conduta esportiva da Fórmula 1: “Os pilotos que terminarem em primeiro, segundo e terceiro no campeonato, devem estar presentes na cerimônia de premiação da FIA.”, Ben Sulayem não confirmou nenhuma punição, mas irá seguir às regras.
“A regra está lá e pra mim não há diferença entre piloto ou equipe; existem regras que devemos respeitar, e a integridade da FIA. Mas não posso julgar ninguém a menos que obtenha os fatos corretos. Claro que isso é algo que a equipe e Lewis sabiam, mas no fim das contas, são todos humanos, há estresse e pressão. Estou confiante de que tudo ficará resolvido. Não podemos ficar presos em nosso passado, temos muito em que pensar.”
O silêncio do piloto do carro 44 causou rumores de uma possível aposentadoria, apesar de ter contrato com a marca alemã até o final de 2023, mas o novo chefe da FIA rechaçou qualquer possibilidade de aposentadoria de Hamilton: “Lewis declarou que não vai correr? Não exatamente. Como piloto, você afirma algo, não deixa os boatos correrem. Portanto, estou confiante de que Lewis voltará. Ele é uma grande parte da Fórmula 1, e essa nova era pode aumentar suas vitórias e conquistas. Além disso, Verstappen também estará lá. Estou muito confiante de que teremos uma temporada muito desafiadora.”
Mohammed Ben Sulayem foi eleito em Dezembro de 2019 para a presidência da Federação Internacional de Automobilismo, se tornando o primeiro não europeu a ocupar o cargo. O emiradense de 60 anos foi 14 vezes campeão de Rally no Oriente Médio, além de ter supervisionado a adição do GP de Abu Dhabi ao calendário da Fórmula 1.
A Fórmula 1 retorna às pistas em Fevereiro com os testes de pré temporada, quando os pilotos poderão ter o primeiro contato com os carros do novo regulamento, a primeira prova da temporada será o GP do Bahrein em 20 de Março.
Foto Destaque: Ben Sulayem novo presidente da FIA. Reprodução/Twitter