O Brasil será sede do maior campeonato de automobilismo elétrico do mundo, a Formula E

Heloisa Santos Por Heloisa Santos
3 min de leitura

Pela primeira vez na história, o Brasil sediará o maior campeonato de automobilismo elétrico do mundo, a Formula E.

No dia 25 de março, o ABB FIA Formula E World Championship desembarcará em São Paulo, reunindo 22 pilotos no circuito montado no Sambódromo do Anhembi e arredores, para o E-Prix Julius Baer São Paulo 2023.

A Fórmula E é o único evento do mundo onde equipes que incluem marcas lendárias do automobilismo como Porsche, McLaren, Maserati, Jaguar e Nissan competem lado a lado.

Nomes como Lucas di Grassi, Maximilian Günther, António Félix da Costa, Jean-Éric Vergne e Sérgio Sette Câmara – de Minas Gerais – correrão nesta edição. O primeiro campeão da Fórmula E, Nelson Piquet Jr., ficará a cargo dos comentários e análises. No total, 11 equipes disputarão a prova no Sambódromo do Anhembi, nesta que é a nona temporada do automobilismo que mais cresce no planeta.

Lançado em 2014 pela FIA – Federation Internationale de l’Automobile – o ABB FIA Formula E World Championship tornou-se uma importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa.



Primeiro esporte neutro em carbono da história, a Fórmula E recebeu certificação desde a concepção, com ações que vão desde frete e transporte até gerenciamento de resíduos.

A italiana Claudia Denni – a mais poderosa mulher da Formula E na atualidade – é quem hoje comanda a gerência sênior do esporte. 

A edição traz os carros GEN3, inspirados em aviões de caça, que inovam com potência, velocidade e desempenho sustentável. O GEN3 é o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído, capaz de atingir velocidades de até 322 km/h.

No primeiro E-PRIX de São Paulo, todos os assentos terão visão privilegiada do grid de largada, comportando até 35 mil pessoas presentes para acompanhar a competição.

Os fãs das pistas verão os 22 pilotos de categoria internacional correrem no circuito de 2,96 km, com três longas retas conectadas por obstáculos e curvas fechadas, tornando esta uma das pistas mais difíceis da temporada, que soma 16 corridas.

Atrações musicais antes e depois da prova, além de área de jogos, espaço infantil e área de alimentação também fazem parte da programação da Formula E.

Foto Destaque: Reprodução

Deixe um comentário

Deixe um comentário