A equipe do Palmeiras não vive um bom momento desde a volta da data FIFA, onde após o empate com o Flamengo por 1 a 1, na noite do último sábado (8), no Allianz Parque, em São Paulo, aumentou para quatro jogos a sequência sem vitórias do Palmeiras na atual edição do Campeonato Brasileiro. Em meio à competição, a equipe ainda perdeu para o São Paulo na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, tendo assim sua última vitória diante do Bolívar por 4 a 0, válido pela Copa Libertadores.
Após o empate com a equipe rubro-negra, o time alviverde deixou o G-4 após o complemento da rodada, com a vitória do Fluminense diante do Internacional, e ainda viu o Botafogo disparar na liderança, após a vitória diante do Grêmio.
Abel Ferreira durante o confronto entre Palmeiras e Flamengo pelo Brasileirão (Foto: reprodução/Marcos Ribolli)
Nas últimas seis partidas, levando em consideração todos os compromissos da equipe alviverde, o Palmeiras venceu apenas uma vez, onde soma outras três derrotas e dois empates nessas partidas.
Pelo Campeonato Brasileiro, o Verdão não consegue um triunfo há quatro partidas, com dois empates, contra Athletico-PR e agora o Flamengo; e duas derrotas, para o Bahia e Botafogo, onde na ocasião era um confronto direto pela disputa da liderança do Campeonato Brasileiro. A última vez em que o clube ficou quatro partidas sem vitória na competição foi em 2021.
Na ocasião o Palmeiras estava envolvido na disputa das quartas de final da Libertadores naquele ano, e acabou empatando com o São Paulo e perdeu para as equipes do Fortaleza, Atlético-MG e Cuiabá. Ainda no ano de 2021, o Palmeiras teve outras duas sequências, uma de cinco e outra de quatro jogos em diferentes competições, sem conquistar uma vitória.
Com a essa sequência negativa, o Palmeiras acabou se distanciando ainda mais do atual líder, a equipe do Botafogo que soma 36 pontos na competição. Com os 24 pontos somados até aqui, o Verdão ocupa a quinta colocação. Olhando para o decorrer do campeonato e visando defender o título de campeão brasileiro, o Palmeiras encerra a rodada com uma desvantagem de 12 pontos para o Botafogo, que conseguiu um grande resultado ao ganhar do até então vice-líder Grêmio por 2 a 0, em plena Arena do Grêmio, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Agora a equipe paulista tem que mudar a chave, visando a decisão contra o São Paulo, válida pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, onde o Verdão recebe o São Paulo no Allianz Parque, na quinta-feira (13), às 20h (horário de Brasília), tendo uma desvantagem, já que foi derrotado por 1 a 0 no primeiro jogo. Já pelo Campeonato Brasileiro, onde vive sua maior instabilidade, a equipe paulista visita o Internacional no Estádio Beira-Rio, domingo (16), às 18h30 (de Brasília), pela 15ª rodada da competição.
Foto destaque Abel Ferreira e Leila Pereira durante treino na Academia de Futebol do Palmeiras Reprodução/Cesar Greco