Em uma disputa longa, a paulista Bia Haddad Maia se classificou para as oitavas de final no Aberto de Hong Kong, na China. A partida durou 3h34 e Bia venceu a bielorussa Aliaksandra Sasnovich por dois sets a um, em dois tiebreaks. A atleta se classificou com as parciais de 7-6, 3-6 e 7-6 e os dois sets de desempate com parciais de 7-3.
Seu próximo confronto será com a vice-campeã do Roland Garros de 2021, Anastasia Pavlyuchenkova. O jogo ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 12 de outubro, às 6h da manhã, horário de Brasília.
Sobre o jogo
Bia iniciou o jogo abrindo um placar de 3-0, mas teve dificuldade de segurar sua vantagem e deixou a sua oponente virar o jogo para 4-3. Porém, a Haddad aproveitou mais uma quebra e conseguiu equilibrar até a definição no tiebreak. A paulista conquistou seis pontos consecutivos e fechou seu terceiro set point no 7 a 3.
Antes do tiebreak do terceiro set, brasileira chegou a abrir 4-2 de vantagem, mas sua adversária virou para 5-4. Sem mais faltas, a disputa acirrada ia definir Sasnovich como vitoriosa. Em uma reviravolta, Haddad Maia abriu 5 a 0, mas fechou a partida em 7 a 3 após uma dupla falta da bielorussa.
Conheça a história de Bia
Bia Haddad foi a primeira brasileira a se classificar para a semifinal de Roland Garros. (Reprodução/ Emmanuel DUNAND/ AFP)
Bia Haddad Maia, 27 anos, é atualmente um dos maiores nomes nacionais da cultura tenista. A brasileira já foi vice-campeã de duplas do Australian Open em 2022 e foi a primeira atleta, em 44 anos, a chegar nas oitavas de final de um Grand Slam simples. Até agora a paulista conquistou 3 torneios WTA (Women’s Tennis Association) em simples, 6 em duplas, e 26 torneios ITF (International Tennis Federation).
Em 2019, a tenista sofreu uma longa punição por testar positivo no exame antidoping. Foi detectada em sua urina a presença de substâncias ilegais durante o torneio de WTA de Bol, na Croácia. Bia sofreu uma punição provisória de 10 meses da Federação Internacional de Tênis (ITF).
Foto destaque: Tenista Bia Haddad durante torneio em Hong Kong. (Reprodução/ Hong Kong Open)