“Pelé no Dicionário” é destaque em festivais internacionais

Nicollas Alcântara Por Nicollas Alcântara
3 min de leitura

A iniciativa para inserir Pelé (1940-2022) como verbete “o melhor de todos” no renomado dicionário Michaelis está ganhando destaque e reconhecimento internacional. Após sua vitória no Lisbon International Advertising Festival, a campanha intitulada “Pelé no Dicionário” foi novamente premiada, desta vez pelo Festival Ibero-americano de Criatividade (FIAP), realizado em Miami.

Prêmios conquistados

Essa campanha foi liderada pelo Sportv e pela Pelé Foundation, contando com a colaboração criativa da agência End to End, curadoria especializada da Memorabília do Esporte e a consultoria acadêmica da Miami Ad School. O resultado dessa colaboração foi a definição de “pe.lé®” como algo ou alguém que é excepcional, incomparável, único.

Pelé, o apelido de Edson Arantes do Nascimento, é considerado o maior atleta de todos os tempos, e seu nome agora está oficialmente registrado no dicionário como um adjetivo que representa a excelência e a superioridade em qualquer campo, não apenas no futebol.

A campanha foi um sucesso tanto em Portugal quanto no FIAP. Em solo português, “Pelé no Dicionário” conquistou dois Grand Prix nas categorias de Relações Públicas e Efetividade, além de cinco prêmios Ouro em diversas subcategorias, como Promoção & Ativação – Orçamento Baixo e Efetividade – Cultura, e um prêmio Prata na categoria Digital. No FIAP, a campanha foi honrada com o prêmio Bronze na categoria Formatos, consolidando seu impacto e relevância global.


Pelé agora é verbete no dicionário. (Foto: Reprodução/Divulgação/ge.globo.com)


Verbete

“pe.lé® adj m+f sm+f Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé®, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos; excepcional, incomparável, único.” Exemplos: Ele é o Pelé do basquete, ela é a Pelé do tênis, ela é a Pelé da dramaturgia brasileira, ele é o Pelé da medicina.

Bruno Brum, Chief Marketing Officer (CMO) da agência End to End, expressou sua satisfação com o reconhecimento global dessa iniciativa histórica. “Eternizar o nome de Pelé no dicionário é altamente significativo para nós. Estes prêmios refletem a magnitude do nosso esforço conjunto para preservar e honrar o legado de Pelé, mostrando que a ‘Pelé das homenagens’ foi um grande acerto de todos os envolvidos”, afirmou Brum, ressaltando o impacto duradouro dessa homenagem e seu alcance internacional.

O verbete “pe.lé®” já está disponível na versão digital do dicionário e será incluído nas próximas edições impressas, tornando-se parte permanente do léxico da língua portuguesa. 

Foto destaque: Pelé no Dicionário. Reprodução/Divulgação/Diário do Peixe

Deixe um comentário

Deixe um comentário