Neste último domingo (22), aconteceu o GP dos EUA, onde Max Verstappen venceu mais uma vez, o Circuito das Américas geralmente é bastante elogiado devido ao desenho do traçado. Porém, após a vitória em Austin, o tricampeão foi um dos pilotos a criticar o circuito, especialmente o asfalto do circuito externo.
As críticas sobre a pista
O holandês falou: “precisa ser refeito, porque neste momento parece que encaixa melhor com um carro de rali. Estou pulando e saltando. Em um carro de F1, você provavelmente não vê tanto porque estamos colados no chão graças à carga aerodinâmica. Mas os saltos que temos em alguns lugares são em demasia. Não está no nível da F1”.
O tricampeão ainda acrescentou: “eu amo essa pista, honestamente, o desenho é incrível. Mas definitivamente precisamos de um asfalto novo, e precisa ser muito mais suave para os próximos anos. Temos pedido isso há alguns anos e não foi realmente feito”.
Mudanças no circuito
Em 2022, a pista foi repavimentada, e só aumentou as críticas, não só na Fórmula 1 como também no MotoGP. Para a corrida do último domingo, a organização ainda alterou as curvas 12, 14 e 16. Após as desclassificações de Lewis Hamilton e Charles Leclerc, as equipes Mercedes e Ferrari atribuíram parte do desgaste da prancha do assoalho à pista acidentada no COTA.
Pilotos no Circuito das Américas. Foto: reprodução/XPB Images
Lewis Hamilton declarou: “é irregular. Gosto de algumas ondulações porque adiciona caráter a um circuito, mas há ondulações demais. Enquanto pilotos, estamos abertos a discutir com eles (promotores) e ajudar. Da última curva até a linha de chegada, é suave, mas o resto é irregular. O pit lane é suave, mas há outras áreas que poderíamos corrigir e melhorar”.
A reintrodução do efeito solo na F1, em 2022, deixou os carros mais pertos do chão e potencializou as preocupações com o assoalho. No domingo, Fernando Alonso teve que recolher o carro da Aston Martin por danos em meio às ondulações do circuito.
Esse circuito foi construído especificamente para receber a Fórmula 1, como forma de ampliar a presença do esporte no mercado norte-americano. A pista estreou em 2012, com vitória de Lewis Hamilton; o heptacampeão disputava a penúltima corrida pela McLaren antes de ir para a Mercedes.
Foto destaque: alguns pilotos reclamaram do asfalo do GP dos EUA. Reprodução/Jared C. Tilton/Formula 1/ Formula 1 via Getty Images.