Polêmica no título da F1 de 2008 envolve “Singapuregate”

3 min de leitura

O ex-piloto de Fórmula 1, Felipe Massa, afirmou no último domingo, dia 2 de abril de 2023, que decidiu analisar as suas “opções legais” sobre o título da Fórmula 1 do ano de 2008. Naquele ano, o título foi conquistado por Lewis Hamilton por um ponto de diferença sobre Felipe Massa. O resultado da temporada daquele ano foi influenciado pelo escândalo do “Singapuregate”, que voltou a ser discutido nas últimas semanas quando Bernie Ecclestone, o ex-comandante da Fórmula 1, revelou que ficou sabendo do caso em 2008 antes do caso vir à público no ano de 2009.


Reportagem da CNN sobre o caso singapuregate.


Na temporada do ano de 2008, Massa e Hamilton se revezaram na liderança do campeonato até o GP da Inglaterra quando Lewis Hamilton, que pilotava pela McLaren no momento, voltou a ficar na primeira colocação geral da temporada. Mesmo assim, Felipe Massa, naquele momento sendo o piloto da Ferrari, continuou colado na segunda posição da tabela geral da temporada e começou a diminuir a diferença para Hamilton após os grandes prêmios da Alemanha, Hungria e Europa. Massa e Hamilton chegaram ao grande prêmio de Singapura com uma diferença de apenas um ponto na tabela.

No grande prêmio de Singapura, Nelson Piquet Junior bateu em um muro e liberou o “safety car” quando Felipe Massa liderava a corrida, o que prejudicou Felipe na ocasião. Dias depois foi-se descoberto que Piquet Jr contou para um amigo que havia batido no GP de Singapura propositalmente para acionar o safety car que beneficiaria Fernando Alonso, o vencedor daquele grande prêmio.

Em março deste ano, o ex-chefe da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, deu sua opinião sobre os títulos do atual heptacampeão Lewis Hamilton, que agora pilota na equipe Mercedes. Ecclestone admitiu que tanto ele quanto Max Mosley, presidente da FIA no ano de 2008, sabiam o suficiente para investigar o problema no grande prêmio de Singapura também chamado de “Singapuregate”, porque ambos Ecclestone e Mostley foram informados ainda em 2008, mas optaram por não tomar nenhum tipo de decisão para preservar a imagem do esporte.

Foto principal: Felipe Massa na F1. Reprodução: The Drive.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile