O técnico Cuca não irá comandar o Atlético-MG na próxima temporada. Alegando problemas familiares, o treinador comunicou a diretoria de sua decisão na tarde desta segunda-feira (27), após uma reunião virtual com o presidente Sérgio Coelho.
Campeão Estadual, do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, Cuca encerra sua segunda passagem pelo Galo com 74,17% de aproveitamento, sendo 48 vitórias, 14 empates e apenas 9 derrotas.
Cuca também se comprometeu com a direção do Atlético que não vai trabalhar em nenhuma outra equipe em 2022. O clube ainda não se posicionou de forma oficial após a decisão do técnico. Mesmo com contrato até dezembro de 2022, a decisão do treinador não causou espanto na cúpula atleticana, já que Cuca confidenciou para pessoas próximas seu desejo de não participar do planejamento para 2022, segundo a Rádio Itatiaia.
No comando da equipe desde março, Cuca chegou para o lugar do técnico argentino Jorge Sampaoli, que foi trabalhar no futebol francês, assumindo o time do Olympique de Marseille.
Ídolo da torcida, Cuca deixa o comando do Galo com apenas nove derrotas. (Foto:Pedro Souza/CAM)
Na primeira parceria entre o clube alvinegro e Cuca, iniciada no segundo semestre de 2011, três troféus foram levantados, a inédita Copa Libertadores, em 2013, além de dois títulos do Mineiro, em 2012 e 2013. Em dezembro, após o terceiro lugar no Mundial de Clubes no Marrocos, Cuca, decidiu deixar o Atlético, após proposta milionária da China, e assumiu a equipe do Shandong Luneng.
Somando as passagens pelo clube mineiro, Cuca dirigiu o Atlético em 224 jogos, com 128 vitórias, 48 empates e 48 derrotas, com 64,2% de aproveitamento.
Agora sem técnico, a equipe do Atlético Mineiro tem a reapresentação marcada para o dia 17 de janeiro e estreia na temporada nove dias depois, contra o Vila Nova, pelo Campeonato Mineiro. No dia 20 de fevereiro, o Galo já tem uma final pela frente, quando encara o Flamengo, pela Supercopa 2022.
Foto Destaque: Reprodução/Ramon Lisboa/EM/D.A Press