Portugal vence a República Tcheca e abre vantagem no Grupo 2 da Liga das Nações

Thaís de Mello Por Thaís de Mello
5 min de leitura

Nesta quinta-feira (9), a seleção de Portugal enfrentou a República Tcheca em casa, em jogo válido pela terceira rodada da Liga das Nações. O jogo, que aconteceu no estádio José Alvalade, em Lisboa, não teve o brilho de Cristiano Ronaldo, mas a seleção de Portugal mostrou que agora não se resume ao artilheiro e venceu a República Tcheca por 2 a 0. Com a vitória, a seleção lusa abre vantagem e alcança a liderança do Grupo 2.

Embora a maior estrela da seleção portuguesa tenha passado em branco durante a partida, Bernardo Silva se destacou e deu passe para os dois gols marcados no jogo. Na tabela, Portugal ocupa a liderança do grupo com sete pontos. A segunda colocada é a Espanha, com cinco pontos. A República Tcheca passa a ocupar a terceira colocação, com quatro pontos e a lanterna está com a Suíça, que ainda não pontuou durante a competição.

Durante a partida, Cristiano Ronaldo chegou a finalizar algumas jogadas, mas sua atuação não passou do quase. O jogador, que havia sido o grande destaque da partida contra a Suíça na segunda rodada, não apareceu durante o jogo e ainda terminou a partida com um cartão amarelo. Bernardo Silva foi o grande responsável pelas duas assistências que terminaram nos gols de João Cancelo e Gonçalo Guedes.

Logo nos três primeiros minutos, a República Tcheca chegou a dar um grande susto nos mandantes da casa, com um chute de Lingr, mas o chute acabou indo para fora. A primeira grande chance de Portugal surgiu com Rúben Neves, que chutou de fora da área, mas viu a bola ser defendida por Stanek.

Cristiano Ronaldo apareceu somente aos 15 minutos. Com um belo passe de Bernardo Silva, o astro bateu para o gol, mas errou. Aos 23, CR7 teve uma nova tentativa, mas novamente chutou para fora. O primeiro gol português saiu somente aos 32 minutos do primeiro tempo, em meio à pressão dos tchecos que quase marcaram após um contra-ataque.


Portugal 2 x 0 República Tcheca, melhores momentos (Reprodução: Youtube/ESPN Brasil)


A vantagem de Portugal começou com uma jogada de dois astros do Manchester City. Cancelo, lateral que já estava na ponta direita, sinalizou para Bernardo Silva, que disparou pela diagonal e chamou a marcação. Com um passe de categoria, o camisa 20 da seleção portuguesa carregou a bola e balançou a rede de Stanek, abrindo o placar.

O segundo gol aconteceu cinco minutos depois. Aos 37, Rúben Neves fez um lançamento limpo e de longa distância para Bernardo Silva, que em um passe milimétrico, achou os pés de Gonçalo Guedes. O atacante do Valencia chutou cruzado e aumentou a vantagem para 2 a 0. Cristiano Ronaldo ainda teve chance de marcar o terceiro gol ainda no primeiro tempo. Após receber a bola pelo lado da área, o astro luso tentou encobrir o goleiro Stanek, que acabou espalmando a bola para escanteio.

Mas a frustração do artilheiro português em não conseguir finalizar suas jogadas de forma positiva teve um final incomum logo no início do segundo tempo. Em um lance para desarmar Jemelka, Cristiano Ronaldo, mais conhecido por seus dribles e gols decisivos, entrou na jogada com um carrinho perigoso, atingindo o tornozelo do zagueiro tcheco. Além da falta marcada, CR7 acabou levando cartão amarelo.

Apesar das chances, a equipe tcheca não conseguiu avançar no jogo e nem diminuir a vantagem portuguesa. No final da partida, aos 40 minutos, a seleção tcheca ainda teve uma ótima oportunidade de gol com Vlkanova, após um erro na saída de bola da equipe portuguesa, mas errou e o placar terminou em 2 a 0 para os donos da casa.

Agora, Portugal irá enfrentar a Suíça no próximo domingo (12), no Stade de Genève, na Suíça, e a República Tcheca encara a Espanha no La Rosaleda, em Málaga, na Espanha.

 

Foto destaque: Seleção portuguesa comemora vitória sobre a República Tcheca. Reprodução: Twitter.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile