Brasil é oficializado como candidato a ser sede da Copa do Mundo feminina de 2027 através de documento assinado junto à FIFA, nesta sexta (14), pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues. Seria a primeira vez do torneio não só no Brasil, como na América do Sul. Neste ano a Copa será disputada entre 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia, também sedes inéditas.
“Com todo o equipamento esportivo e de infraestrutura que dispomos, acreditamos que vamos fazer um belo Mundial. Receber a Copa do Mundo faz parte do nosso projeto de crescer cada vez mais o futebol feminino pelo país, que é um dos pilares da minha gestão” afirmou Ednaldo Rodrigues.
Taça da Copa do Mundo feminina. (Foto: reprodução/ ge)
Em março a FIFA já tinha lançado o processo de apresentação de candidaturas para receber a Copa do Mundo feminina de 2027 e destacou três novidades grandes no processo de escolha. Uma força-tarefa para avaliar as propostas apresentadas, uma “final” entre as candidaturas mais bem avaliadas e uma auditoria independente para monitorar a lisura do processo.
Essa “final” será entre 3 possíveis sedes escolhidas em 24 de maio pelo conselho da FIFA após inspeções da entidade aos países que começam em fevereiro do ano que vem. As nações que ainda tiverem interesse em sediar a Copa do Mundo feminina terão até 19 de maio para apresentar seu projeto à FIFA e confirmado até 8 de dezembro. O anúncio do país escolhido será feito durante o Congresso da entidade, marcado para 17 de maio de 2024.
A candidatura do Brasil recebeu apoio oficial do governo federal. Durante a passagem do Tour da Taça da Copa do Mundo por Brasília, em março, o atual presidente Lula afirmou: “O Governo, através da Presidência, do Ministério do Esporte, do Itamaraty, estará à disposição da CBF para fazer o que for necessário para que a gente consiga trazer, em 2027, a Copa do Mundo feminina para o Brasil”.
Foto destaque: Momento em que o presidente da CBF assina o documento que confirma a candidatura do Brasil a sede da Copa do Mundo feminina de 2027. (Foto: reprodução/Lesley Ribeiro/CBF)