O presidente que foi temporariamente afastado da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, tomou a decisão de se desligar do seu cargo. Em uma carta dirigida à instituição, ele também optou por renunciar à sua função de vice-presidente na UEFA, como resultado da intensa pressão surgida após ter beijado à força na boca a jogadora Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação da seleção espanhola na Copa do Mundo Feminina.
Rubiales cedeu entrevista sobre sua saída
Luis Rubiales comunicou sua resolução em uma entrevista concedida ao jornalista britânico Piers Morgan. De acordo com o espanhol, ele chegou a essa decisão após receber conselhos de pessoas próximas para deixar o cargo: “Durante essas últimas três semanas, enfrentei muita pressão. No entanto, isso vai além de mim. Assuntos pessoais não devem prejudicar terceiros”, declarou o agora ex-presidente.
Rubiales foi suspenso temporariamente pela FIFA por um período de 90 dias a partir de 26 de agosto. Durante esse período, ele foi proibido de envolver-se em qualquer atividade relacionada ao futebol. Contudo, neste domingo (10), o dirigente anunciou que não tem a intenção de retomar o cargo. Até o momento, a Federação Espanhola não oficializou essa decisão, e a entidade está sendo administrada interinamente por Pedro Rocha.
Em suas palavras durante a entrevista com Piers Morgan, Rubiales compartilhou: “Conversei com meu pai, minhas filhas… Eles compreendem que isso não se trata apenas de mim. Alguns amigos me aconselharam: ‘Luis, agora é importante preservar sua dignidade e seguir adiante com sua vida, porque, do contrário, você pode causar dor às pessoas que você ama'”.
Hermoso com o troféu da Copa do Mundo Feminina (Reprodução/Instagram/@jennihermoso)
Hermoso faz denúncia ao MP espanhol
Na semana passada, Jenni Hermoso apresentou uma denúncia junto ao Ministério Público da Espanha, que formalizou a acusação de agressão sexual contra Luis Rubiales. O dirigente agora enfrenta a possibilidade de ser julgado no sistema penal, com base na Constituição espanhola, que estabelece uma pena de um a quatro anos de prisão para esse tipo de crime.
Jenni Hermoso fez uma declaração pública sobre o incidente, contradizendo as afirmações feitas por Rubiales de que o beijo havia sido consentido pela jogadora: “Quero deixar claro que em nenhum momento consenti o beijo que ele me deu e, em nenhuma ocasião, tentei levantar o presidente. Não aceito que minha palavra seja posta em dúvida, e ainda menos que inventem palavras que eu supostamente teria dito”, afirmou a jogadora.
Na última terça-feira (05), a Federação Espanhola anunciou a demissão do treinador da seleção feminina, Jorge Vilda, que era um aliado de Rubiales. A seleção masculina, por meio de seus capitães, emitiu um comunicado público expressando seu desacordo com o então presidente. A renúncia de Rubiales ocorre pouco mais de duas semanas após um discurso veemente no qual ele afirmou que não renunciaria e que o beijo em questão tinha sido consentido.
Foto destaque: Luis Rubiales ouvindo o hino nacional espanhol. Reprodução/Instagram/@1libr