Neste sábado (03), o Paris Saint-Germain anunciou a saída de Lionel Messi ao fim da temporada. Após dois anos de vínculo com o clube francês, o jogador argentino tinha contrato válido até o final de junho. O desejo de mudar de ares tornou-se evidente após Messi enfrentar vaias e uma intensa pressão por parte dos torcedores. Messi entrará em campo pela última vez com a camisa do PSG, no confronto contra o Clermont, pela última rodada do Campeonato Francês, no Parque dos Príncipes.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, o PSG confirmou o fim da aventura entre Messi e o clube parisiense, desejando sucesso ao jogador em sua carreira futura. “Depois de duas temporadas na capital, a aventura entre Leo Messi e o Paris Saint-Germain terá fim ao término da temporada 2022/23. O clube deseja, com uma emoção garantida, muitos outros sucessos a Leo na sequência de sua carreira”, comunicado divulgado nas redes sociais do PSG.
<blockquote
class="twitter-tweet"><p lang="fr" dir="ltr">Après deux
saisons passées dans la capitale, l’aventure entre Leo Messi et le Paris
Saint-Germain prendra fin au terme de l’exercice
2022-23.<br><br>Le Club souhaite, avec une émotion certaine,
beaucoup d’autres succès à Leo pour la suite de sa carrière. <a
href="https://twitter.com/hashtag/MerciMessi?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#MerciMessi</a></p>— Paris Saint-Germain (@PSG_inside) <a
href="https://twitter.com/PSG_inside/status/1665042063811854337?ref_src=twsrc%5Etfw">June
3, 2023</a></blockquote>
<script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js"
charset="utf-8"></script>
O presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, agradeceu a Messi por seus dois anos em Paris e ressaltou sua contribuição para o clube e para a Ligue 1. “Gostaria de agradecer a Leo Messi por seus dois anos em Paris. Foi um prazer ver um heptacampeão da Bola de Ouro com a camisa vermelha e azul no Parque dos Príncipes, ganhando títulos consecutivos do Campeonato Francês e inspirando jovens jogadores. Sua contribuição para o Paris Saint-Germain e a Ligue 1 não pode ser subestimada.”
Messi ao lado de Nasser Al-Khelaifi, presidente do PSG. Reprodução/Stephane de Sakutin/AFP
O técnico do PSG, Christophe Galtier, já havia adiantado na sexta-feira que o confronto deste sábado seria o último de Messi com a camisa da equipe. Embora o clube tenha evitado confirmar oficialmente a saída do craque, tudo indica que este será seu último jogo “na temporada”.
Durante sua passagem pelo PSG, Messi disputou 74 jogos, marcando 32 gols e dando 34 assistências. Ele conquistou dois títulos consecutivos do Campeonato Francês e uma Supercopa da França, mas não conseguiu alcançar o grande objetivo do clube, que é a Liga dos Campeões.
Quanto ao futuro de Messi, três possibilidades são destacadas pela imprensa europeia. O Barcelona está fazendo esforços financeiros para trazer o ídolo de volta. Além disso, o Al-Hilal, da Arábia Saudita, apresentou uma proposta bilionária e já teria uma data estipulada para anunciar a contratação do craque. O Inter Miami, time da Major League Soccer (MLS) dos Estados Unidos, também fez uma oferta para Messi jogar a partir do próximo semestre.
Essa investida do Inter Miami surge em um momento em que o Barcelona não consegue aprovar o plano financeiro para repatriar Messi devido às restrições da La Liga. A proposta do time americano é para que o jogador ingresse a partir de julho e não contempla a possibilidade de transferência para o Barcelona, rumores que circulam na Europa.
Foto Destaque: Lionel Messi/ Reprodução/Franck Fife/AFP