Nesta terça-feira (7), Ramon Menezes, treinador da seleção olímpica, anunciou os convocados para o período de treinos que irão acontecer durante a data Fifa deste mês, no Centro de Treinamento do Corinthians.
Período de treinamento
Os convocados, que contam com John Kennedy, herói da Libertadores do Fluminense e destaques do Brasileirão, como Gabriel Pec e Marcos Leonardo, além de oito jogadores que atuam em times do exterior, irão apenas para um período de treinamento, sem jogos oficiais ou amistosos. Esse treino é o último antes da lista final para o Pré-Olímpico, que acontecerá em janeiro, na Venezuela. Os jogadores irão trabalhar no Centro de Treinamento Joaquim Grava, CT do Corinthians, entre 13 e 21 de novembro.
Fluminense comemora convocação de herói John Kennedy. (Foto: Reprodução/Twitter/@FluminenseFC)
No início, o pensamento era de que seriam realizados amistosos contra a Seleção do Paraguai, porém, Daniel Garnero, treinador da Seleção Principal paraguaia, fez uma lista maior do que o esperado para os jogos das eliminatórias, desfalcando a olímpica.
Os convocados
Oito dos vinte e três convocados por Ramon foram campeões do Pan-Americano no último sábado, em Santiago, Chile, depois de uma disputa de pênaltis contra o país sede. São eles: Mycael, Andrew, Patryck, Arthur Chaves, Michel, Igor Jesus, Guilherme Biro e Matheus Nascimento. Porém, os nomes mais pesados foram o de John Kennedy, atacante do Fluminense que fez o gol da virada na final da Libertadores e consagrou o tricolor como campeão, e Marcos Leonardo, atacante do Santos que tem ajudado o time na tentativa de escapar do rebaixamento e estava sendo cogitado para a Seleção principal, de Fernando Diniz.
Ramon Menezes foi questionado novamente sobre a dificuldade, já habitual, de os clubes liberarem os jogadores, e valorizou os que foram liberados. O treinador afirmou que depois que ele e o restante da equipe sentam e fazem a convocação, eles “têm na cabeça” que aquele é o time ideal para o momento, e que foi assim em todas as convocações feitas por ele. Ramon também disse que todas as escalações têm alguma dificuldade, mas que sempre foram para as competições focados e passando para os atletas a importância de vestir a camisa da Seleção. “Convocamos uma ótima seleção brasileira, alguns estreantes e outros que já conhecem o trabalho, o que ajuda muito”, concluiu.
O Torneio Pré-Olímpico da Venezuela servirá para o Brasil lutar pelo direito de defender o ouro em Paris 2024, sendo atualmente bicampeão olímpico. O torneio acontecerá em Caracas, Valencia e Barquisimeto, na Venezuela, entre 20 de janeiro e 11 de fevereiro. O Brasil está no Grupo A, junto com Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. Apenas duas seleções se classificam para o quadrangular final, que dirá quem consegue as duas vagas para as Olimpíadas de 2024, na França.
A lista conta com 23 jogadores, todos com, no máximo, 23 anos. Confira:
Goleiros
- Andrew (Gil Vicente, de Portugal)
- Marcelo Pitaluga (Liverpool, da Inglaterra)
- Mycael (Athletico Paranaense)
Laterais
- Khellven (CSKA Moscou, da Rússia)
- Patryck (São Paulo)
- Vanderlan (Palmeiras)
- Vinícius Tobias (Real Madrid, da Espanha)
Zagueiros
- Arthur Chaves (Acadêmicos de Viseu, de Portugal)
- Lucas Beraldo (São Paulo)
- Michel (Palmeiras)
- Robert Renan (Zenit, da Rússia)
Meio-campistas
- Alexsander (Fluminense)
- Andrey Santos (Nottingham Forest, da Inglaterra)
- Guilherme Biro (Corinthians)
- Igor Jesus (Flamengo)
- Pablo Maia (São Paulo)
- Victor Hugo (Flamengo)
Atacantes
- Gabriel Pec (Vasco da Gama)
- John Kennedy (Fluminense)
- Luis Guilherme (Palmeiras)
- Marcos Leonardo (Santos)
- Matheus Nascimento (Botafogo)
- Sávio (Girona, da Espanha)
Os convocados devem se apresentar na segunda-feira (13), em São Paulo, para treinamentos.
Foto destaque: Ramon Menezes convoca jogadores para treinamento. Reprodução: Lesley Ribeiro/CBF