Contratado na última segunda-feira (20) pelo São Paulo, o lateral-direito Rafinha possui uma foto de sua infância vestindo o uniforme do time. “Todo mundo sabe que sou são-paulino, e sempre tive o desejo de jogar no clube. Sou de Londrina (PR), mas tenho familiares em Suzano (SP). E eles sempre me presenteavam com a camisa do São Paulo no Natal”, disse Rafinha em primeiro contato através de rede social do clube. O Triciolor desejava sua contratação desde 2019, quando ele deixou o Bayern de Munique, e finalmente contará com o atleta. O técnico Rogério Ceni foi importe ponte para a sua chegada, visto que ele é próximo do agente do atleta, o ex-jogador Lincoln.
Rafinha (menino loiro à direita) quando criança vestindo a camisa do Tricolor. (Foto: Reprodução/GE)
No episódio de 2019, o lateral chegou a ser contatado pelo clube paulista, que enviou uma proposta oficial. No entanto, os valores salariais não eram compatíveis com o orçamento são-paulino na época. No fim, Rafinha retornou ao Brasil, só que para atuar pelo Flamengo, e o São Paulo contratou Daniel Alves meses depois. Rafinha fez história pelo Rubro Negro, com Libertadores e Brasileirão, enquanto Daniel conquistou um Paulista pelo Tricolor e rescindiu após atraso no pagamento de salários.
Após a boa passagem pelo Flamengo, Rafinha se transferiu para o Olympiacos, da Grécia, e fez parte do time do Grêmio rebaixado no Brasileirão de 2021. Enfim, o lateral chegará ao São Paulo, e com forte influência do atual treinador e ídolo do clube, Rogério Ceni. Com Ceni manifestando o interesse no atleta diretamente ao seu amigo e agente, o ex-jogador Lincoln, com passagens por Palmeiras e Atlético-MG, a negociação foi fechada rapidamente.
Com 36 anos e livre no mercado, o jogador se adequa ao perfil definido pelo São Paulo. Vivendo grave crise financeira, o clube está impossibilitado de realizar grandes investimentos e busca atletas que não seja necessário desembolsar dinheiro para adquirir seus direitos econômicos. Com a chegada do novo lateral-direito, Orejuela deve deixar o Tricolor até o fim da janela. O principal interessado é o ex-time de Rafinha, agora na Série B, Grêmio, que pode envolver o meia-atacante Alisson na negociação.
Foto destaque: Rafinha atuando pelo Grêmio. Reprodução/Wagner Meier/Getty Images