Disputada pela primeira vez em 1991, a Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino está indo para a sua nona edição. Com a estreia marcada para 20 de julho, o torneio será disputado na Austrália e na Nova Zelândia, e a seleção brasileira busca o seu primeiro título.
Mesmo tendo participado das nove edições, o Brasil nunca conquistou o troféu nessa categoria. A Canarinha bateu na trave em 2007, quando foi superada pela Alemanha por 2 a 0 na final. Antes, a melhor campanha das brasileiras tinha sido um terceiro lugar, após bater a Noruega nos pênaltis.
A seleção dos Estados Unidos é atualmente a maior campeã do torneio, além de ser também a atual campeã. As norte-americanas venceram a primeira edição, em 1991, conquistaram outra taça em 1999 e então alcançaram um bicampeonato consecutivo em 2015 e 2019.
A única outra seleção a conseguir o bi consecutivo foi a Alemanha, em 2003 e 2007. A Noruega e o Japão completam o pódio, com 1 troféu para cada lado.
Veja o retrospecto da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino:
1991
A China foi escolhida para sediar a primeira edição da competição. O torneio foi disputado entre 16 de novembro e 30 de novembro, com um total de 12 seleções e 26 partidas.
A seleção estadunidense bateu a Noruega na final por 2 a 1, após passar pelo Taipé Chinês e pela Alemanha no mata-mata. A Suécia garantiu o terceiro lugar após golear as alemãs por 4 a 0.
1995
A Suécia foi a sede da vez, e o torneio manteve os moldes da edição anterior: 12 países e 26 partidas. A competição aconteceu entre 5 de junho e 18 de junho.
A Noruega chegou na final após eliminar Dinamarca e Estados Unidos, para vencer a Alemanha por 2 a 0. As estadunidenses venceram a China por 2 a 0 na disputa de terceiro lugar.
1999
Essa foi a única edição vencida pelo representante do país-sede. O torneio foi disputado entre 19 de junho e 10 de julho, e quantia de países aumentou de 12 para 16, o que também aumentou a quantia de partidas para 32.
Foi a primeira edição em que o Brasil passou para o mata-mata, mas as brasileiras acabaram sendo eliminadas pelos Estados Unidos nas semifinais. A seleção estadunidense venceu a China nos pênaltis após empate sem gols no tempo normal, enquanto as brasileiras venceram a Noruega nas mesmas condições para garantir o terceiro lugar.
2003
Essa edição também foi disputada em território norte-americano, durando de 20 de setembro a 12 de outubro. A Alemanha conquistou o título, se tornando até o momento a única seleção a vencer a Copa do Mundo tanto no masculino quanto no feminino. Essa também foi a única edição decidida na extinta regra do gol de ouro.
Após passar por Rússia e Estados Unidos, as alemãs derrotaram a Suécia na final por 2 a 1. O terceiro lugar ficou para as estadunidenses, que venceram o clássico local contra o Canadá por 3 a 1.
2007
A China tinha sido escolhida para sediar a edição anterior, mas graças a problemas relacionados a síndrome respiratória aguda grave, o torneio foi realocado para os Estados Unidos. Como forma de compensar, a FIFA escolheu a China para sediar a competição em 2007, durante o período entre 10 e 30 de setembro.
A Alemanha conquistou o seu bicampeonato após derrotar Coreia do Norte, Noruega e por fim o Brasil na final por 2 a 0. Os Estados Unidos conseguiram mais uma vez o terceiro lugar, vencendo a Noruega por 4 a 1.
Alemanha conquistou o primeiro bicampeonato consecutivo (Foto: Reprodução/FIFA)
2011
A anfitriã da vez foi a atual campeã do torneio, a Alemanha, que foi eliminada nas quartas pelo Japão. A competição aconteceu entre 26 de junho e 17 de julho.
A equipe asiática bateu a Suécia nas semis por 3 a 1 e conquistaram o título ao vencer os Estados Unidos nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo normal. A seleção sueca venceu a França por 2 a 1 na disputa do terceiro lugar.
2015
O Canadá sediou a primeira Copa do Mundo com 24 equipes, o que aumentou o número de partidas para 52. Nessa edição, os anfitriões viram suas rivais conquistarem o tricampeonato mundial.
A seleção estadunidense passou por Colômbia, China e Alemanha, antes de enfrentar o Japão pela segunda final consecutiva. Dessa vez, os Estados Unidos venceram por 5 a 2, a maior goleada na história das finais femininas. A Inglaterra venceu a seleção alemã por 1 a 0, com gol de pênalti na prorrogação, e garantiu o terceiro lugar.
2019
Essa edição foi sediada em território francês, e aconteceu entre os dias 7 de junho e 7 de julho. As estadunidenses conquistaram o tetra após passar por um mata-mata inteiramente europeu: Espanha nas oitavas, França nas quartas e Inglaterra nas semis, todas vencidas por 2 a 1. Na final, os Estados Unidos venceu por 2 a 0 contra a Holanda para garantir o bicampeonato consecutivo. Na disputa pelo terceiro lugar, a Suécia venceu a Inglaterra por 2 a 1.
Foto destaque: Seleção dos Estados Unidos em 2019. Reprodução/Twitter/@FIFAWWC