A Copa do Mundo 2022 começou neste domingo (20), este ano a vigésima segunda edição deste evento esportivo acontece no Catar.
Embora na teoria oque os torcedores queiram ver mesmo são os jogos, mas pratica não é bem assim, nem só de jogos de futebol se vive uma copa, momentos icônicos são bem-vindos, memes e personagens inesquecíveis. E o que não falta é um brasileiro para ser estudado.
Confira a lista e relembre grandes personagens da Copa do Mundo!
Gaúcho da Copa
O torcedor Clóvis Acosta Fernandes conhecido como Gaúcho da Copa, um dos símbolos mais famosos do futebol nacional, se tornou meme ao chorar pela derrota da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014, em que aparece abraçado a um réplica da taça.
Gaúcho morreu aos 60 anos em Porto Alegre-RS, vítima de câncer no rim. Ele lutou contra a doença desde 2004 e seu falecimento foi confirmado pelo Hospital Santa Casa. Ele era casado há 43 anos com dona Débora Damasceno Fernandes, deixou quatro filhos e três netos.
Gaúcho da copa (Foto: Reprodução/Rede Globo)
Psicopata do Hexa
O russo Yuri Torsky, apelidado de ‘Psicopata do Hexa”, está em Kazan para torcer pelo Brasil contra a Bélgica, pela Copa do Mundo 2018.
Torsky, de 34 anos, foi convidado por um patrocinador da seleção brasileira e viajou de Samara, onde mora, para o palco das quartas de final. Ele assistiu o duelo em um camarote da Arena Kazan.
Psicopata do Hexa na copa (Foto: Reprodução/Rede Globo)
Podolski Brasileiríssimo
Em 2014, durante a Copa do Mundo de, que aconteceu no Brasil, o jogador alemão Podolski se jogou na cultura brasileira durante sua estadia por aqui. Ele assistiu novela, comeu picanha e ainda defendeu a Seleção Brasileira após aquela fatídica derrota do 7×1.
Podolski (Foto: Reprodução/Rede Globo)
Galvão Bueno
Foi gritando,”É tetra” ou um “vai que é tua, Tafarel”, a voz de Galvão Bueno é a voz do Brasil durante a Copa do Mundo. Em 2022, infelizmente, o narrador não estará cobrindo a Copa por ter sido diagnosticado com Covid-19.
Pelé na copa (Foto: Reprodução/Rede Globo)
Fátima Bernardes
Musa da seleção brasileira em 2002. a jornalista acompanhou de perto a passagem da Seleção Brasileira pela Coréia do Sul e Japão durante a Copa do Mundo de 2002, que garantiu o pentacampeonato do Brasil.
Atuando no Jornal Nacional na época, Fátima foi convidada a segurar a taça da Copa e se tornou musa dos jogadores.
Fatima Bernardes na copa de 2002 (Foto: Reprodução/Rede Globo)
Canarinho
Popularmente conhecido como Canarinho Pistola, tornou-se o mascote do Brasil em Copas do Mundo. Sua cara amarrada e embaixadinhas caíram no gosto dos brasileiros e ele se tornou figura obrigatória nos jogos.
Canarinho (Foto: Reprodução/CBF)
Polvo Paul
Polvo Paul foi um “vidente” que previa os resultados dos jogos com potes de comida colocados em seu aquário. Nas oito partidas da Copa do Mundo, Paul escolheu a seleção que venceu cada jogo.
Polvo Pau (Foto: Reprodução/ Reuters)
Apelidado como “Profeta”, Paul previu as vitórias da Alemanha contra a Austrália, Gana, Inglaterra, Argentina e Uruguai; além de desanimar os alemães ao acertar que a Seleção do país sairia derrotada dos jogos contra a Sérvia e a Espanha. Por fim, o resultado da tão esperada final da Copa foi revelada com antecedência pelo molusco, com a escolha do pote com a bandeira da Espanha.
Foto destaque: Personagens da copa do mundo. Reprodução/CBF)