Relembre grandes zebras na história da Copa do Mundo

Anderson de Oliveira Por Anderson de Oliveira
5 min de leitura

A seleção da Argentina, apontada por muitos uma das favoritas ao título, estreou nesta manhã de terça-feira (22) na Copa do Mundo do Catar, os argentinos enfrentaram a seleção da Arábia Saudita, que surpreendeu e venceu a partida pelo placar de 2 a 1, o placar que foi considerado uma grande zebra pela maioria. Vamos relembrar outros resultados inesperados que aconteceram em outras Copas:

1990 – Argentina 0 x 1 Camarões

Na ocasião a Argentina também chegava como uma das favoritas ao título, ainda mais por ter sido a campeã no ano de 1986. Apesar disso, na partida de estreia do Mundial, os argentinos foram surpreendidos por Camarões, que venceu com gol de Oman Biyik. Além disso, os camaroneses ficaram marcados por ser a primeira seleção africana a se classificar para as oitavas de final.


Maradona Argentina 0 x 1 Camarões Copa do Mundo 1990 Itália, Reprodução/Twitter


2018 – Alemanha 0 x 1 México

Em um cenário muito parecido com o dos hermanos, a Alemanha também chegava com o posto de atual campeã na Copa do Mundo de 2018. A Alemanha foi surpreendida logo no jogo de estreia. Com a estratégia de ficar no contra-ataque desde o início do jogo, os comandados de Juan Carlos Osorio venceram os alemães por 1 a 0, com gol de Lozano.


Comemoração de Lozano após o gol, Reprodução/Instagram


2018 – Coreia do Sul 2 x 0 Alemanha

A Copa do Mundo de 2018 realmente não foi a melhor para os alemães, ainda na fase de grupos, a Alemanha perdeu para a Coreia do Sul, com gols de Young-Gwon Kim e Heung-min Son, ambos nos acréscimos do segundo tempo. O resultado sacramentou a eliminação dos alemães na primeira fase do Mundial da Rússia.


Niklas Sule Alemanha x Coreia do Sul Copa do Mundo 2018, Reprodução/Instagram


2002 – Senegal 1 x 0 França

Na edição de 2002, amada por todos os brasileiros, mas, já para os franceses. Era mais um caso de seleção campeã do Mundial anterior a perder na estreia. Os franceses, que também eram campeões europeus e da Copa das Confederações, foram surpreendidos pela primeira seleção senegalesa que, posteriormente, se tornou a primeira africana a alcançar as quartas de final. Na primeira partida, vitória de 1 a 0 sobre a França, com gol de Papa Diop.


Senegral x França na Copa do Mundo de 2002, Reprodução/Instagram


2002 – Coreia do Sul 2 x 1 Itália

Continuando na edição de 2002, a Coreia do Sul foi a grande surpresa da Copa do Mundo, chegando até as semifinais. Atuando em casa, e com polêmicas na arbitragem de Byron Moreno, os coreanos conseguiram a vitória. A Itália saiu na frente com Christian Vieri, mas Seol Ki-hyeon empatou aos 43 do segundo tempo. Na prorrogação, Jung-Hwan Ahn marcou o gol de ouro que eliminou os italianos.


Árbitro Bryon Moreno mostra o segundo cartão amarelo para Totti, Reprodução/Instagram


2014 – Itália 0 x 1 Costa Rica

A última Copa disputada pela seleção italiana foi marcada por uma surpresa. Em Pernambuco, a Costa Rica, que já havia derrotado o Uruguai, venceu a Itália, com gol de Bryan Ruiz, e garantiu vaga nas oitavas de final.


Bryan Ruiz comemora seu gol contra a Itália, Reprodução/Twitter


1950 – Estados Unidos 1 x 0 Inglaterra

Na primeira Copa do Mundo disputada em solo brasileiro, aconteceu o que é considerado uma das maiores zebras da história, a vitória dos Estados Unidos sobre a Inglaterra, conhecida como “Milagre de Belo Horizonte”. A seleção inglesa era favorita ao título do Mundial, enquanto os americanos tinham uma seleção semi-profissional, com atletas que desempenhavam outras profissões além de atleta. Joe Gaetjens marcou o gol histórico que deu a vitória aos norte-americanos na fase de grupos.


Partida entre Estados Unidos x Inglaterra pela Copa do Mundo de 1950, Reprodução/Twitter


A Copa do Mundo do Catar teve início no no dia 20 de novembro, no estádio Al Bayt, com Catar x Equador. A fase de grupos vai até o dia 2 de dezembro, sempre com quatro jogos por dia. A final é no dia 18 de dezembro.

 

Foto Destaque: Messi se lamenta após derrota da Argentina, Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile