Ricciardo expressou estar descontente com regra que ocasionou o resultado na perda de uma volta no GP. No GP de São Paulo de F1 2023, Daniel Ricciardo criticou a norma que o deixou uma volta atrás no pelotão. Após sofrer danos na asa traseira de seu carro devido a detritos de um acidente entre Kevin Magnussen e Alexander Albon, Ricciardo planejou abandonar a corrida.
No entanto, a bandeira vermelha foi acionada para reparos na barreira, permitindo que a AlphaTauri reparasse o carro do piloto australiano. Após os reparos, Ricciardo e Oscar Piastri retornaram ao grid, mas uma volta atrás dos demais competidores.
Veja o que Ricciardo falou sobre a regra
Ricciardo expressou sua frustração com a situação, afirmando que a regra não fazia sentido. Ele acreditava que, se vários carros tivessem o mesmo problema, não seriam colocados uma volta atrás, e ele pediu por um uso mais sensato das regras. O piloto que estava vindo de um quarto lugar no grid, e sétimo no GP do México, lamentou a perda de uma oportunidade de competir e pontuar devido a essa regra.
Entenda como funciona a regra do GP
De acordo com o regulamento esportivo da F1 2023 (artigo 57.3), os carros que estavam nos boxes quando a corrida foi suspensa devem se posicionar no fim da fila do pit lane e se unir à corrida quando o último carro da pista passar pela saída do pit lane após a relargada.
Saiba mais sobre a F1 2023
Ricciardo, que vinha de boas performances anteriores, não conseguiu marcar pontos no GP de São Paulo, cruzando em nono na corrida sprint e em 13º no GP principal. A temporada de F1 2023 continua com o GP de Las Vegas entre os dias 17 e 19 de novembro, com Max Verstappen e a equipe RBR já assegurando os títulos de pilotos e equipes, respectivamente.
Foto destaque: Ricciardo no GP da Hungria 2023 (Reprodução/band.uol)