A Copa São Paulo de Futebol Júnior, também nomeada “Copinha”, começa nesta segunda-feira (02). Esta será a 53ª edição do torneio, cuja final acontece no dia 25 de janeiro, dia do aniversário de São Paulo.
A Copinha abrange clubes das categorias de base de todos os estados brasileiros, sendo a principal competição de juniores e que abre o calendário futebolístico no Brasil anualmente.
Desde 1969, ano da estreia da Copinha, a competição não ocorreu apenas duas vezes: em 1987, quando o na época prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, não quis arcar com a competição; e em 2021, em razão da quarentena imposta em território nacional por conta dos casos e mortes massivos causados pelo coronavírus.
O último vencedor da competição foi o Palmeiras, em 2022, após uma goleada por 4 a 0 sobre o Santos na final, no estádio Allianz Parque.
Jogadores da base do Palmeiras comemorando a conquista da Copinha de 2022. Reprodução: Palmeiras (site)
Para 2023, serão 128 clubes divididos em 32 grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois primeiros colocados passam de fase e disputarão as fases de mata-mata, em jogo único, até a final.
A transmissão das partidas da edição de 2023 acontecerá nas emissoras de televisão Rede Vida e Sportv, além do canal “Paulistão”, no YouTube, e a plataforma de streaming Paulistão Play. Outros sites, como o ge, acompanharão as principais partidas dos clubes em tempo real.
Na primeira rodada da competição, as primeiras partidas serão as dos grupos 5, 8 e 10, que acontecerão nas cidades de Jaú, Franca e Penápolis, respectivamente.
Confira abaixo os clubes que se enfrentarão e os horários (dentro do horário de Brasília) dos jogos do primeiro dia da Copa São Paulo:
Grupo 5 (jogos em Jaú)
XV de Jaú (SP) x Aparecidense (GO) – 19h
Flamengo (RJ) x Floresta (CE) – 21h45 – Sportv
Grupo 8 (jogos em Franca)
Francana (SP) x Guarani (SP) – 17h15 – Sportv
Grêmio (RS) x Cruzeiro (AL) – 19h30 – Sportv
Grupo 10 (jogos em Penápolis)
Penapolense (SP) x Capivariano (SP) – 12h45
Cruzeiro (MG) x Comercial (MS) – 15h – Sportv
Foto Destaque: A taça da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Reprodução: Thiago Ferri/ge