INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Esportes

Saiba tudo sobre o Catar, país sede da Copa do Mundo de 2022 e as polêmicas que o cercam

Localizado na Península Arábica, Catar é considerado uma das nações mais rica do mundo. O país é considerado um emirado, governado pelo emir Tamim bin Hamad Al Thani. A família Al Thani comanda o país há quase 150 anos. A monarquia é herdada de pais para filhos.
Nos últimos anos a população do Catar teve um crescimento significativo, atualmente cerca de mais de 2 milhões de pessoas vivem no país, mas 75% dos habitantes são estrangeiros.

Em novembro de 2010, a FIFA anunciou os países que foram eleitos as sedes da copa do mundo de 2018 e 2022. A decisão da entidade nomeou a Rússia como sede para a Copa em 2018 e o Catar foi o país escolhido para receber a maior competição do futebol em 2022. O então presidente da FIFA era Joseph Blatter, o suíço foi banido das atividades da entidade após ser condenado pelo Comitê de Ética do órgão máximo do futebol em um escândalo de corrupção. Após a escolha do Catar como sede para a Copa do Mundo, diversas polêmicas surgiram e passaram a questionar a escolha da FIFA pelo país do Oriente Médio.


Estádio Lusail receberá a final da Copa do Mundo de 2022 (Foto:Reprodução/AFL Architects)


Após a escolha do Catar, diversos questionamentos foram levantados sobre a decisão. O tamanho do país, de apenas 2 milhões de habitantes, o forte calor no verão, a ausência de grandes estádios para receber os jogos, e a falta de tradição esportiva, foram os pontos mais criticados pelos jornalistas na época.

Em 2019, o jornal britânico The Sunday Times, acusou o governo do Catar de pagar 880 milhões de euros à FIFA para comprar votos em favor da sua candidatura para a Copa do Mundo de 2022. O periódico britânico afirma que a proposta teria sido feita 21 dias antes da entidade máxima do futebol definir o país que iria sediar o evento.

Além do jornal britânico, Promotores dos Estados Unidos apresentaram um indiciamento que acusa as candidaturas da Rússia e do Catar de terem subornado dirigentes para poder vencer a disputa para sediar as Copas do Mundo de 2018 e 2022, respectivamente. No documento os Promotores citam os nomes de alguns dirigentes que aceitaram o suborno, e um dos nomes é do Ex-Presidente da CBF, Ricardo Teixeira, banido do futebol profissional após ser denunciado em esquema de corrupção na FIFA.


Catar já está no clima para receber a Copa do Mundo de 2022 (Foto:Reprodução/Getty Images)


Outra polêmica que circula sobre o país sede da Copa do Mundo de 2022 é a cultura oriental, que difere muito da cultura ocidental. No Catar alguns costumes ligado a religião predominante no país, o Islamismo, são vistos como ultrapassados e geram bastante discussões sobre os preconceitos que ainda há no país que irá sediar uma Copa.

No Catar as relações homossexuais são consideradas um crime. As penas variam de deportação a castigos físicos, e até sete anos de prisão.

Outra questão polêmica em relação as minorias no país, aconteceu com uma jovem mexicana, que foi vítima de uma agressão. Paola Schietekat, que chegou ao país do oriente médio para trabalhar para o governo na organização da Copa do Mundo de 2022. A jovem ao denunciar que foi vítima de um crime, acabou sendo acusada de “sexo extraconjugal”, e condenada a sete anos de prisão e cem chibatadas. Curiosamente, a alternativa dada para ela se livrar da pena, era casar-se com o homem que a agrediu. Paola conseguiu deixar o Catar no ano passado, mas a justiça em seu caso nunca foi feita, o agressor da jovem ainda se encontra em liberdade. A jovem avisa para que as minorias que forem viajar ao país podem acabar se tornando vítimas do sistema catariano.


Paola Schietekat, jovem que foi condenada no Catar após denunciar um abuso (Reprodução/Twitter/@copaalemdacopa)


Recentemente, a presidente da Federação de Futebol da Noruega (NFF), Lise Klaveness, em discurso no Congresso anual da Fifa, criticou o Catar, as leis do país e o papel da própria Fifa em relação a escolha do país para sediar uma Copa do Mundo.

A Copa do Mundo 2022 será realizada no Catar, a competição terá início no dia 21 de novembro e o seu encerramento está marcado para 18 de dezembro. Com os 32 países já definidos, o sorteio da competição acontece nesta sexta-feira (01/04), o Brasil será um dos cabeças de chave do torneio.

Foto Destaque: Troféu da Copa do Mundo no Catar Reprodução/Getty Images

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...