Depois de dois meses sem ter público dentro da Vila Belmiro por conta de punições aplicadas pelo STJD, o Santos teve o reecontro com mais de 12 mil pessoas na tarde deste domingo (20), ao derrotar o Grêmio de virada por 2 a 1, em partida válida pela vigésima rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória contra o Imortal Gaúcho foi importante para encerrar um jejum preocupante de cinco partidas sem vitórias do alvinegro praiano, que ainda segue na luta para deixar a zona do rebaixamento, mas conseguiu respirar brevemente para a sequência da competição nacional.
Jogadores de Santos e Grêmio durante o primeiro tempo. (Foto: Reprodução/Twitter)
Primeiro Tempo sonolento
Apesar da linda festa dos torcedores na recepção do alvinegro praiano antes do apito inicial, Santos e Grêmio não conseguiram produzir muitos ataques no primeiro tempo, deixando o confronto sonolento e sem nenhuma intervenção importante dos goleiros. Com dificuldade na hora de ameaçar a meta adversária, o Peixe chegou ao gol com 10 minutos de jogo, após recuperação de Lucas Lima no meio campo, a jogada do camisa 23 terminou na conclusão de Mendoza, que caiu pela ponta esquerda, porém o chute acabou subindo demais. Como resposta a iniciativa dos donos da casa, o Tricolor gaúcho tentou responder em cruzamentos de Fábio pela lateral direita, onde João Pedro Galvão e Reinaldo concluiram para fora.
Emoção e falha bizarra
Bastou menos de um minuto no segundo tempo para superar os quarenta e cinco minutos iniciais sem nenhuma emoção na Vila Belmiro, onde o Grêmio abriu o marcador. A jogada começou na dividida de João Pedro Galvão no meio da grande área, gerando o rebote nos pés de Cristaldo, que encheu o pé de longe para marcar o primeiro da partida, mesmo com o desvio em João Basso antes de balançar as redes. Em vantagem logo no início, parecia que a partida iria ficar truncada até o final, onde os visitantes quase ampliaram o resultado, mas João Paulo se esticou para evitar um resultado maior.
O jogo na Vila Belmiro mudou completamente após a entrada de Rincón e Soteldo, onde o camisa 10, em seu primeiro toque na bola aos 17 minutos, deu a assistência para Marcos Leonardo empatar o confronto com um chute rasteiro. Depois do estádio ficar inflamado, a pressão do Peixe seguiu maior e Gabriel Grando defendeu a cobrança de falta feita por Jean Lucas na sequência. Quando o empate mais pareceu encaminhado, o lance decisivo do jogo aconteceu perto dos acréscimos. Após um cruzamento na área do Santos, Ferreira achou que a bola tinha saído pela linha lateral e “dormiu” na jogada, dando liberdade para Mendoza disparar em contra-ataque e tocar para Soteldo. O venezuelo deixou para Júlio Furch concluir sem nenhum marcador, fazendo os mandantes respirarem na temporada.
Os melhores momentos da partida. (Vídeo: Reprodução/Youtube)
A equipe comandada por Diego Aguirre voltou a encontrar a vitória após cinco partidas, justamente no reencontro com o seu torcedor. Apesar dos três pontos, o Peixe não deixa a zona do rebaixamento e segue na décima sétima posição do Campeonato Brasileiro com 21 pontos, a mesma pontuação de outras equipes fora do Z4. No outro lado da tabela, o Grêmio deixou o G4 após a derrota, caindo para quinto com 33. Na próxima rodada, o Santos visita o Atlético Mineiro no domingo (27), às 18:30, dentro do Mineirão. O time gaúcho, por outro lado, recebe o Cruzeiro dentro da Arena no mesmo dia, mas às 16h.
Foto Destaque: Marcos Leonardo comemorando seu gol com a torcida do Santos. Reprodução/Twitter